MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

“Dinheiro Esquecido”: BC libera saque para segundo grupo de beneficiários

Segundo o Banco Central, quase 26 milhões de brasileiros têm algum “dinheiro esquecido” em alguma instituição financeira

“Dinheiro Esquecido”: BC libera saque para segundo grupo de beneficiários
“Dinheiro Esquecido”: BC libera saque para segundo grupo de beneficiários - Divulgação

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 14/03/2022, às 08h02

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta segunda-feira (14), as pessoas nascidas ou empresas abertas entre 1968 e 1983 já podem agendar o saque do “dinheiro esquecido” em instituições financeiras por meio do Registrato do Banco Central (BC). Para pegar o dinheiro, o cidadão deve acessar o site Valores a Receber/, que é utilizado tanto para a consulta quanto para o agendamento. 

A consulta para saber se tinha “dinheiro esquecido” foi aberta em 13 de fevereiro. Na época, o próprio sistema informava a data e o horário em que usuários com recursos a sacar deveriam retornar ao site para fazer o agendamento. 

O processo de agendamento vai até sexta-feira (18). Quem perder o prazo ou o horário poderá fazer uma repescagem no sábado (19), das 4h às 24h. O usuário que perder a repescagem só poderá retornar a partir de 28 de março.

+Saiba como sacar o “dinheiro esquecido” no Valores a Receber

Depois do pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio de Pix ocorram mais rápido.

Para agendar o saque, o usuário deverá ter conta no nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Identificação segura para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível a todos os cidadãos brasileiros. O login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais.

De acordo com o BC, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.

Calendário para saque do "Dinheiro Esquecido"

Para evitar excesso de procura no site, o Banco Central escalonou o pedido de saque conforme a idade do correntista ou a data de fundação da empresa. A cada semana, um público diferente será atendido.

O prazo de agendamento para pessoas nascidas até 1968 ou empresas fundadas antes desse ano ocorreu de 7 a 11 de março, com repescagem no último sábado (12). Para quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h.

+Ainda tem dinheiro esquecido nos bancos? Plataforma do governo conta com mais segurança

Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou da criação da empresa. O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perder os prazos não precisa se preocupar. O direito a receber os recursos é definitivo e eles continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.

Nesta primeira fase, estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras. Em maio, haverá nova rodada de consultas, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.