MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

DPVAT pode ser cobrado novamente? Veja a possibilidade de retorno do seguro

A medida foi extinta para reduzir os casos de fraude e diminuir os gastos públicos para manter o recurso. É provável que o atual governo volte a solicitar a contribuição obrigatória do DPVAT

Expectativa é que o governo Lula seja mais transparente e eficiente quanto ao DPVAT
Expectativa é que o governo Lula seja mais transparente e eficiente quanto ao DPVAT - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 04/04/2023, às 18h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) voltou a cena após o anúncio de que um novo modelo está sendo elaborado pelo governo, que pretende anunciá-lo até o final de 2023. Tudo indica que o serviço voltará a ser cobrado, após ter sido extinto durante o governo de Bolsonaro, por meio de uma medida provisória.

A medida de extinguir o seguro obrigatório de veículos foi tomada na época para reduzir os casos de fraude e diminuir os gastos públicos para manter o recurso. No entanto, após uma observação acerca do trabalho da seguradora Líder, responsável pelo DPVAT, a Superintendência do Seguro Privado (SUSEP) iniciou uma investigação e descobriu um caixa extra de mais de R$ 4 bilhões.

Por esse motivo, a SUSEP decidiu interromper as atividades da seguradora e, assim, a Caixa Econômica Federal passou a ser o órgão administrador responsável. O valor adicional arrecadado foi usado para quitar as quantias anuais que seriam pagas pelos condutores nos últimos dois anos, mas isso acabará agora em 2023, e a partir de 2024, o saldo será finalizado.

+++ Lei do Orçamento 2024: população DEFINE prioridades para o Governo SP

Expectativa é que governo Lula seja mais transparente e eficiente quanto ao DPVAT

Dessa forma, é provável que o atual governo volte a solicitar a contribuição obrigatória mais cedo ou mais tarde. Cabe agora ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomar novas medidas para estabelecer como ficará o novo sistema de pagamento. O Executivo já está trabalhando no desenvolvimento de um novo modelo para o seguro, afirmou o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto.

Segundo informações da Caixa Econômica Federal, o DPVAT é o pagamento relativo aos danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres, visando assegurar o amparo às vítimas de acidentes de trânsito em todo o país.

É importante ressaltar que a quantia nunca deixou de ser obrigatória, mas a administração do DPVAT foi alterada. Com isso, espera-se que a nova gestão do seguro possa oferecer mais transparência e eficiência.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.