MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Economia no bolso: Conta de luz mantém bandeira verde em outubro!

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária verde no mês de outubro; consumidores não pagarão taxa extra na conta de luz

Conta de luz
Conta de luz - Aneel
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 01/10/2023, às 09h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária verde no mês de outubro, isso significa que os consumidores brasileiros não pagarão taxa extra na conta de luz

Segundo a Aneel, a bandeira foi mantida por conta da melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas. Essas condições tem custo baixo em comparação às outras fontes de energia. A bandeira verde está em vigor desde abril de 2022. 

A expectativa da Aneel, de acordo com publicação da Agência Brasil, é a de que a tarifa de energia não sofra nenhum acréscimo até o final deste ano. Vale destacar que a bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), que consiste na malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores.

+ Recebe o Bolsa Família? NOVO benefício do Governo ZERA prestações do Minha Casa Minha Vida

Como funcionam as bandeiras tarifárias de energia no país?

A bandeira tarifária na conta de energia elétrica no Brasil é um sistema de sinalização que indica as condições de geração de energia no país e seu impacto nas tarifas. Ela é dividida em três cores: verde, amarela e vermelha, cada uma representando um cenário diferente.

  • Bandeira Verde - Quando a bandeira está verde, significa que as condições de geração de energia estão favoráveis, com custos mais baixos. Nesse cenário, não há custo adicional na conta de luz em relação à tarifa base;
  • Bandeira Amarela - A bandeira amarela indica que as condições de geração de energia estão menos favoráveis, com um aumento moderado nos custos. Nesse caso, os consumidores pagam uma taxa adicional na conta de luz para cobrir os custos extras;
  • Bandeira Vermelha - A bandeira vermelha indica que as condições de geração de energia estão desfavoráveis, com custos elevados. Existem duas modalidades de bandeira vermelha: a vermelha patamar 1 e a vermelha patamar 2. No primeiro caso, o custo adicional na conta é maior do que no amarelo, e no segundo caso, o custo adicional é ainda maior.

A decisão sobre qual bandeira será aplicada em um determinado mês é tomada pela Aneel com base em fatores como nível dos reservatórios das hidrelétricas, condições climáticas, disponibilidade de usinas termelétricas, entre outros.

Os consumidores podem acompanhar a bandeira tarifária do mês na conta de energia elétrica e também nos meios de comunicação. Ela serve como um alerta para incentivar o consumo consciente de energia, especialmente nos períodos em que as condições de geração são mais desafiadoras e os custos mais elevados.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.