MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Eleições 2022: Com 41%, Lula mantém liderança em nova pesquisa BTG/FSB

Bolsonaro (PL) reduziu a diferença para o candidato do PT e aparece em segundo lugar na pesquisa das eleições 2022, com 32% das intenções de votos. Ciro tem 9% e Dória, 3%

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 25/04/2022, às 16h23

Eleições 2022: Lula e Alckmin, lançado como vice do petista
Eleições 2022: Lula e Alckmin, lançado como vice do petista - Divulgação
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Em nova pesquisa BTG/FSB para as eleições de 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém no topo do ranking de candidatos ao posto de chefe do executivo nacional, com 41% das intenções de votos. Bolsonaro (PL), que pretende a reeleição, vem em segundo lugar, pois foi apontado por 32% dos entrevistados. Ciro Gomes (PDT) tem a preferência de 9% dos eleitores, enquanto João Dória, atual governador de São Paulo, tem 3%.

Na sequência, aparecem André Janones (Avante) com 3% e Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU) com 1% cada. Os demais candidatos à presidência da república não puntuaram. São eles: José Maria Eymael (Democracia Cristã), Felipe D'Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Luciano Bivar (União Brasil) e Leonardo Péricles (UP). Segundo a pesquisa, 71% das pessoas ouvidas afirmaram que já tomaram a decisão e não vão mudar seus votos.

Esse é a segundo levantamento das eleições 2022 feito pela FSB Pesquisa, mas a comparação com o cenário anterior fica prejudicada porque outros nomes constavam na lista dos candidatos indicada aos entrevistados (pesquisa estimulada). O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) e o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB), por exemplo, não constam na nova pesquisa.

+INSS: aposentados e pensionistas têm direito a R$ 1,9 bi em atrasados. Veja se você pode receber

Porém, ao analisar o resultado anterior, divulgado em março, nota-se que Bolsonaro diminuiu a diferença. Na ocasião, 29% responderam que votariam no ex-capitão do exército neste ano. Portanto, ele subiu 3% nas intenções de voto com a nova relação de candidatos apresentada. Em contrapartida, 43% afirmaram votar em Lula antes. Sendo assim, houve redução de 2% diante do novo cenário político. Confira abaixo o comparativo:

eleições 2022

A partir dos índices, é possível afirmar que a divulgação de Alckmin como vice de Lula não trouxe peso para a disputa. Na hipótese de Lula e Bolsonaro concorrerem no segundo turno das eleições 2022, o petista também levaria a melhor, pois receberia os votos de 52% das pessoas ouvidas, contra 37% do candidato do PL.

+Confira a pesquisa na íntegra aqui

Eleições 2022: perfil dos entrevistados

Entre os eleitores de cada candidato melhor cotado, mais mulheres (47%) votam em Lula e mais homens votam em Bolsonaro (41%). Ao analisar a faixa etária, percebe-se que o maior público do atual presidente são os cidadãos de 25 a 40 anos (36%), enquanto o petista concentra mais eleitores na faixa de 60 anos ou mais (45%). Os jovens de 16 a 24 anos têm preferência por Lula (40%) porque somente 25% desse grupo disseram que vão votar em Bolsonaro.

+"Acesso Único" integra SISU, FIES e PROUNI. Conheça cada programa estudantil e seus benefícios

A pesquisa também apurou o uso do Whatsapp para a corrida eleitoral. A maioria (53%) dos entrevistados ressaltou ter recebido conteúdo ou notícias dos presidenciáveis por esse aplicativo. Quanto à propagação de fake news (informação falsa), 40% declararam ter recebido esse tipo de conteúdo nos últimos meses.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Comentários

Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.