MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Eleições 2022: Lula vence em mais Estados do que Bolsonaro, aponta projeção

A projeção do Estadão Dados aponta que o ex-presidente Lula (PT) tem vitória em mais Estado do que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL); Saiba mais

Lula vence em mais Estados do que Bolsonaro, aponta projeção
Lula vence em mais Estados do que Bolsonaro, aponta projeção - Divulgação

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 17/04/2022, às 16h08

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O ex-presidente Lula (PT) tem crescido nas pesquisas e ocupado o primeiro lugar em muitos cenários em desfavor do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Em busca de uma aliança para enfrentar o bolsonarismo nas eleições de 2022, o diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou, no último dia 13 de abril,  a indicação do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), para a vaga de vice do petista. 

O crescimento nas pesquisas é confirmado em projeção realizada pelo Estadão Dados, publicada no jornal neste domingo (17). De acordo com a análise, que levou em consideração as últimas pesquisas realizadas no país, Lula vence em 15 Estados, contra 8 de Bolsonaro. 

Projeção do Estadão Dados aponta que Lula vence em mais Estados. Saiba quais 

A vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva é observada no Norte, Nordeste e parte do Sul, enquanto Bolsonaro consegue se sair melhor no Sul e no Centro-Oeste.  

A projeção do Estadão Dados indica que Lula lidera em 15 das 27 unidades da Federação e o atual presidente consegue posição favorável em apenas oito. Lula tem vantagem na região Norte em quatro dos sete estados, entre eles estão Pará e Amazonas. Já Acre, Rondônia e Roraima dão vantagem a Bolsonaro. 

Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul o atual presidente leva vantagem. No caso de Goiás, a distância é pequena e não é possível apontar um favorito, o atual presidente leva a melhor no Distrito Federal, Santa Catarina e Paraná.  

No Rio Grande do Sul a pesquisa do Estadão Dados também não aponta para um favorito. No Sudeste, também não é possível projetar um vencedor, mas Lula tem se mostrado competitivo no Estado que é considerado o maior colégio eleitoral do país. 

Em Minas Gerais e Espírito Santo, a tendência é o favoritismo do candidato petista. No caso do Rio de Janeiro, também não é possível apontar um favorito. 

Como foi realizada a projeção?

O Estadão Dados fez um apanhado de todas as pesquisas nacionais divulgadas recentemente que informam como está o cenário da distribuição de votos no país. Após estimar a quantidade de eleitores dos candidatos em cada região, foi projetado a distribuição desses votos nos Estados. 

“Se Lula tem 55% no Nordeste, por exemplo, isso não significa que ele terá 55% em todos os Estados da região. O retrospecto desde 2006 mostra que o partido sempre tem porcentagens maiores no Piauí do que em Alagoas, por exemplo. A projeção de 2022 foi feita com base na proporção média de cada Estado no voto petista em cada região do País, considerando os resultados das últimas quatro eleições”, afirma a publicação.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.