MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Eleições 2022: saiba como consultar o local de votação de forma online

Faltando pouco mais de dois meses para o 1º turno das eleições 2022, a Justiça Eleitoral alterou o local de votação de mais de 600 moradores da cidade de Nova Odessa, no interior de São Paulo

Homem coloca digital em urna eletrônica
Homem coloca digital em urna eletrônica - Divulgação

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 29/07/2022, às 16h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Faltam pouco mais de dois meses para o 1º turno das eleições 2022. No dia 2 de outubro, cerca de 150 milhões de eleitores vão ás urnas em todo o país e também no exterior para escolher novos presidente da República, governador, senador, deputado estadual (ou distrital) e deputado federal. Mas você já sabe qual é o seu local de votação?

Tão importante quanto estar com o título de eleitor em dia é ter ciência sobre onde deve ir para exercer esse direito e dever de cidadania. Com os dias passando cada vez mais rápido, antecipar-se é a melhor alternativa para não ser pego de surpresa na hora de votar. Conforme estabelece a Constituição Federal, o voto é obrigatório para todas as pessoas alfabetizadas com idades entre 18 e 70 anos.

A Justiça Eleitoral alterou o local de votação de mai de 600 moradores da cidade de Nova Odessa, no interior de São Paulo. A mudança impacta todos os eleitores das sessões 128 e 136 que agora deverão votar na Escola Estadual Professor Dorti Zambello Callil, localizada na Avenida Doutor Ernesto Sprogis, 1.261, no Jardim Bela Vista. A escola antiga não poderá ser mais utilizada, sendo a prefeitura.

+Veja vantagens de ser mesário voluntário nas eleições; isenção em concurso é uma delas

Como consultar o local de votação?

É possivel conferir onde deve ir no dia 1º/10 para votar de forma online, sem precisar comparecer nos cartórios eleitorais. O serviço está disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece uma série de serviços on-line e gratuitos que facilitam a vida das pessoas que buscam virtualmente a Justiça Eleitoral.

Ao acessar a página, vá no lado direito, na seção "Serviços ao Eleitor", que também permite ver o número do título de eleitor, bem como verificar a situação eleitoral, entre outros serviços. Há a opção de usar o aplicativo e-Título, que funciona tanto em smartphones com sistema operacional iOS quanto nos que operam com o Android. Para baixar o app, clique aqui.

A ferramenta permite não só a consulta fácil e rápida ao local de votação, mas possibilita, ainda, obter a via digital do título. A versão eletrônica substitui o documento em papel e dispensa a impressão de uma segunda via. Por meio dele dá para emitir certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; emitir guia para o pagamento de multas; fazer inscrição para atuar como mesária ou mesário voluntário, entre outras funcionalidades.

Como justificar a ausência nas eleições 2022?

Caso o cidadão não tenha requisitado o voto em trânsito ou, por qualquer motivo, não consiga votar no dia 2 de outubro, deve comunicar a ausência pelo Sistema Justifica ou, ainda, pelo aplicativo e-Título. Não há limite de justificativa. O eleitor terá o título cancelado, além de ficar sujeito a uma série de restrições, caso não justifique por mais de três eleições seguidas.

+Trabalhadores podem sacar mais de R$ 560 milhões de Pis/Pasep esquecido; Saiba como

Penalidades para quem não votar

Deixar de votar e, depois, de justificar a ausência nas urnas no dia da eleição ou não pagar a multa correspondente acarretam inúmeras restrições legais. O cidadão fica impedido, entre outras situações, de:

  • inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
  • receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público;
  • obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;
  • obter passaporte ou carteira de identidade; e
  • renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
    Além disso, o título de eleitor é cancelado quando o cidadão fica três turnos consecutivos sem votar e sem justificar ou pagar a multa imposta.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos. 

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.