Faltando pouco mais de dois meses para o 1º turno das eleições 2022, a Justiça Eleitoral alterou o local de votação de mais de 600 moradores da cidade de Nova Odessa, no interior de São Paulo
MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 29/07/2022, às 16h11
Faltam pouco mais de dois meses para o 1º turno das eleições 2022. No dia 2 de outubro, cerca de 150 milhões de eleitores vão ás urnas em todo o país e também no exterior para escolher novos presidente da República, governador, senador, deputado estadual (ou distrital) e deputado federal. Mas você já sabe qual é o seu local de votação?
Tão importante quanto estar com o título de eleitor em dia é ter ciência sobre onde deve ir para exercer esse direito e dever de cidadania. Com os dias passando cada vez mais rápido, antecipar-se é a melhor alternativa para não ser pego de surpresa na hora de votar. Conforme estabelece a Constituição Federal, o voto é obrigatório para todas as pessoas alfabetizadas com idades entre 18 e 70 anos.
A Justiça Eleitoral alterou o local de votação de mai de 600 moradores da cidade de Nova Odessa, no interior de São Paulo. A mudança impacta todos os eleitores das sessões 128 e 136 que agora deverão votar na Escola Estadual Professor Dorti Zambello Callil, localizada na Avenida Doutor Ernesto Sprogis, 1.261, no Jardim Bela Vista. A escola antiga não poderá ser mais utilizada, sendo a prefeitura.
+Veja vantagens de ser mesário voluntário nas eleições; isenção em concurso é uma delas
LEIA TAMBÉM
É possivel conferir onde deve ir no dia 1º/10 para votar de forma online, sem precisar comparecer nos cartórios eleitorais. O serviço está disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece uma série de serviços on-line e gratuitos que facilitam a vida das pessoas que buscam virtualmente a Justiça Eleitoral.
Ao acessar a página, vá no lado direito, na seção "Serviços ao Eleitor", que também permite ver o número do título de eleitor, bem como verificar a situação eleitoral, entre outros serviços. Há a opção de usar o aplicativo e-Título, que funciona tanto em smartphones com sistema operacional iOS quanto nos que operam com o Android. Para baixar o app, clique aqui.
A ferramenta permite não só a consulta fácil e rápida ao local de votação, mas possibilita, ainda, obter a via digital do título. A versão eletrônica substitui o documento em papel e dispensa a impressão de uma segunda via. Por meio dele dá para emitir certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; emitir guia para o pagamento de multas; fazer inscrição para atuar como mesária ou mesário voluntário, entre outras funcionalidades.
Caso o cidadão não tenha requisitado o voto em trânsito ou, por qualquer motivo, não consiga votar no dia 2 de outubro, deve comunicar a ausência pelo Sistema Justifica ou, ainda, pelo aplicativo e-Título. Não há limite de justificativa. O eleitor terá o título cancelado, além de ficar sujeito a uma série de restrições, caso não justifique por mais de três eleições seguidas.
+Trabalhadores podem sacar mais de R$ 560 milhões de Pis/Pasep esquecido; Saiba como
Deixar de votar e, depois, de justificar a ausência nas urnas no dia da eleição ou não pagar a multa correspondente acarretam inúmeras restrições legais. O cidadão fica impedido, entre outras situações, de:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.