Projeto que tramita na Câmara prevê que o consumidor poderá receber compensação em dobro do valor pago caso a empresa não cumpra uma oferta
Um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados prevê que o consumidor poderá receber uma compensação direta em dobro do valor pago se uma empresa não cumprir uma oferta, apresentação ou publicidade.
A medida, que está sendo defendida pelo deputado Guilherme Boulos (Psol-SP), visa proteger os consumidores prejudicados por cancelamentos de pacotes turísticos e viagens aéreas, como o caso da empresa 123Milhas.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
O projeto de lei 4745/23, que altera o Código de Defesa do Consumidor, estabelece que o consumidor poderá optar por receber um produto ou serviço equivalente ao anunciado, desde que o valor seja igual ou superior ao dobro do total pago. Caso a empresa não tenha condições de oferecer um produto ou serviço equivalente, o consumidor poderá exigir o reembolso em dobro.
LEIA TAMBÉM
A proposta é uma resposta a casos recentes de cancelamentos de pacotes turísticos e viagens aéreas. No caso da 123Milhas, a empresa anunciou descontos significativos para viagens aéreas, mas acabou cancelando os pacotes adquiridos por milhares de consumidores. Os clientes, então, tiveram que buscar o reembolso, mas enfrentaram dificuldades para receber o valor pago.
Para Boulos, a medida proposta é importante para proteger os direitos dos consumidores. “A aplicação de sanções ao fornecedor não é resposta suficiente, uma vez que o consumidor que teve negado o direito de livre escolha pode continuar prejudicado”, afirma à Agência Câmara.
O projeto de lei continua em análise na Câmara dos Deputados, mas tem chances de ser aprovado. Se isso acontecer, a medida entrará em vigor após 180 dias da publicação.
+ Bolsa Família 2024: Pagamento nesta quarta-feira para famílias com NIS final 5
A legislação atual prevista pelo Código de Defesa do Consumidor estípula que, no caso de recusa por parte da empresa em cumprir uma oferta, apresentação ou publicidade relacionada a produtos, ou serviços, os consumidores têm diversas opções à sua disposição. Mediante sua livre escolha entre as alternativas disponíveis, podem optar por:
Além disso, o Código do Consumidor prevê um conjunto de sanções que podem ser aplicadas por autoridades administrativas. Essas sanções variam desde multas até a cassação da licença da atividade da empresa, incluindo punições de natureza civil ou penal.
No momento, a proposta tramita em caráter conclusivo e ainda passará por análise das comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.
Normalmente, um Projeto de Lei (PL) tramita na Casa seguindo algumas etapas específicas. O processo de tramitação envolve várias fases, desde a apresentação do projeto até a sua eventual aprovação ou rejeição.
Dentre elas, estão a apresentação, o encaminhamento para uma ou mais comissões temáticas. A partir disso, cada comissão irá designar um relator que será responsável por elaborar um parecer sobre o projeto.
Logo após, o projeto é discutido e votado na comissão que está tramitando. Se aprovado, é encaminhado para a próxima comissão relacionada ao assunto. Após passar por todas as comissões, o projeto é encaminhado para o plenário da Câmara dos Deputados. Lá, os deputados discutem o projeto, apresentam emendas e votam sua aprovação ou rejeição.
Se o projeto for aprovado na Câmara, ele é encaminhado ao Senado Federal, onde passará pelas mesmas etapas de tramitação (comissões, parecer, discussão e votação). Caso o projeto seja aprovado tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, ele é enviado ao presidente da República para sanção ou veto.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.