MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Empresas testam jornada de quatro dias de trabalho no Brasil; você concorda?

Empresas brasileiras estudam implementar jornada de trabalho de quatro dias úteis para aumentar produtividade e bem-estar dos colaboradores

Brasil é o país mais ansioso do mundo e o quinto em depressão
Brasil é o país mais ansioso do mundo e o quinto em depressão - Freepik
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 12/05/2023, às 22h05

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Algumas empresas brasileiras irão conduzir um projeto-piloto a partir de setembro deste ano, visando analisar a viabilidade de reduzir a jornada de trabalho para quatro dias úteis. Em parceria exclusiva com a Reconnect Happiness at Work do Brasil, a instituição quatro Day Week Global e o Boston College conduzirão o estudo, que já foi realizado em diversos países pelo mundo.

Segundo a Reconnect, a redução de um dia de trabalho permitiria que as empresas obtivessem os mesmos resultados em produtividade e outros ganhos, em menos tempo. Em outros países, empresas que fizeram a transição para uma semana de trabalho de 32 horas perceberam aumento na produtividade, maior atração e retenção de talentos, envolvimento mais profundo do cliente e melhor saúde, bem-estar e felicidade dos colaboradores.

+++ Vacinação contra a gripe é ampliada para toda população a partir de segunda

Brasil é o país mais ansioso do mundo e o quinto em depressão

Recentemente, o Reino Unido conduziu um estudo com 61 empresas para avaliar a produtividade com a possibilidade de reduzir a jornada de trabalho de cinco para quatro dias semanais.

O resultado indicou que, mesmo com um dia a menos, as empresas mantiveram a produtividade dos colaboradores, e em alguns casos, obtiveram melhores resultados quando comparados com a jornada de cinco dias. Baseado nesses resultados, 92% das empresas que participaram do estudo decidiram continuar com a semana de quatro dias após o piloto.

Dados apresentados pela Reconnect indicam que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, o quinto em depressão e o segundo em síndrome de burnout. Os organizadores acreditam que essa nova forma de trabalhar será revolucionária no mercado de trabalho brasileiro e que trará benefícios para as empresas, as pessoas e o meio ambiente.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.