MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Empréstimo pessoal: Banco Central lança o "CADASTRO POSITIVO" para crédito fácil

BC lança CADASTRO POSITIVO, que conta com informações das empresas gestoras de informações para facilitar a contratação de empréstimo pessoal; Entenda

Um homem segura notas de dinheiro
Um homem segura notas de dinheiro - Agência Brasil - CADASTRO POSITIVO
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 27/03/2023, às 15h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Banco Central (BC) lançou o "CADASTRO POSITIVO", que consiste em um banco de dados com informações das cinco principais empresas gestoras de informações no país: Boa Vista Serviços S.A., Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas CNDL - SPC Brasil, Gestora de Inteligência de Crédito S.A., Serasa S.A. e TransUnion Brasil Sistemas em Informática Ltda. 

A ferramenta lançada pela autoridade financeira funciona como um histórico do consumidor, que recebe uma nota a partir dos dados fornecidos por elas empresas, que podem ser decisivos na hora da contratação do empréstimo pessoal.  

O empresário, que atua há 23 anos no mercado imobiliário, Sandro Almeida, afirmou à TV Brasil, que faz uma análise do cliente antes de alugar um apertamento. "Perfil do cliente também isso influencia muito, o tipo de atividade que ele desenvolve. São critérios assim de como que o cliente se comporta no mercado também, isso é fundamental", destacou. 

+ Boletim Focus: mercado reduz projeção de inflação e aumenta expectativa de crescimento

Saiba como funciona

As informações das cinco principais empresas gestoras de dados passarão a fazer parte do Cadastro Positivo do Banco Central. A ferramenta funciona como um histórico do consumidor que recebe uma nota e os bancos e empresas. 

Essas informações são cruciais na decisão de conceder ou não o empréstimo pessoal. O BC acredita que com as novas informações o sistema passará a ser mais eficiente e as financeiras e bancos poderão emprestar dinheiro com melhores condições. 

O membro do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro do BC, Vinícius Simmer, também ouvido pela TV Brasil, ressaltou que o cadastro positivo permite incluir mais pessoas no sistema financeiro e reduzir a simetria entre empresas e clientes. 

"Contribui para esse acesso em condições de crédito mais vantajosos. Acaba contribuindo também para a prevenção do próprio superendividamento, ao sinalizar ali, claramente, se há espaço no orçamento para contração de novas dívidas", destacou Simmer. 

O BC tem como expectativa de que vinte milhões de novos cadastros de pessoas físicas e jurídicas passem a integrar o cadastro positivo. Vale destacar que a inclusão ocorre de maneira automática, entretanto o consumidor pode solicitar a exclusão. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.