Entenda as principais vantagens de se tornar um servidor público em 5 minutos

Em períodos de crise financeira, se tornar servidor público é uma excelente alternativa para conquistar o emprego dos sonhos com ótimo salário e estabilidade no cargo

PUBLIEDITORIAL
Publicado em 09/11/2021, às 11h17

5 vantagens para virar servidor público
5 vantagens para virar servidor público - Divulgação

Com o arrefecimento da pandemia, a economia está se recuperando aos poucos mesmo com a alta na inflação. Apesar disso, o Brasil ainda enfrenta uma das maiores taxas de desemprego dos últimos anos. Uma alternativa para terminar o ano empregado ou começar 2022 com um emprego nas mãos é através de concursos públicos.

Ingressar no funcionalismo público é o sonho de milhões de brasileiros por diversos motivos, como a estabilidade e benefícios trabalhistas mais atrativos do aqueles oferecidos pela iniciativa privada. 

Em parceria com a Central de Concursos, preparamos uma lista com cinco motivos para você se tornar um funcionário público e mudar de vida para sempre. 

Estabilidade

O principal motivo para as pessoas se tornarem um servidor público é a estabilidade. Ela é um mecanismo criado pela Constituição de 1988 que garante a estabilidade financeira e empregatícia dos funcionários efetivos que atuam em órgãos públicos. 

Diferente da iniciativa privada, em que um profissional pode ser demitido a qualquer momento, no serviço público, após três anos de pleno exercício, o estágio probatório, é garantida a segurança no cargo. 

O trabalhador que atua em um órgão público só pode ser demitido caso cometa uma falta grave, estabelecida no seu próprio Estatuto ou Regimento, correspondente ao cargo em que ocupa. E isso só acontecerá após uma sentença judicial, resguardado ao servidor o direito ao contraditório e à ampla defesa. 

Salários mais atrativos 

Além da estabilidade, a remuneração salarial é um fator que chama bastante a atenção dos concurseiros. Geralmente, os salários oferecidos para quem trabalha no funcionalismo público é maior do que a iniciativa privada, em uma carreira que exige o mesmo nível de escolaridade. 

Há cargos públicos que pagam salários acima de R$ 10 mil para os profissionais com ensino médio, o que raramente acontece em empresas privadas. 

Vale destacar sobre o concurso da Polícia Militar do Paraná para a carreira de cadete https://jcconcursos.com.br/noticia/concursos/concurso-pm-pr-inscricao-88926 pede nível médio e oferece um salário inicial de R$ 9,7 mil, que deve aumentar após a posse. 

Não precisa ter experiência prévia 

A maioria dos concursos não exige experiência prévia dos candidatos. Inclusive, esse motivo é o maior empecilho para que os jovens consigam um emprego na iniciativa privada, pois muitos estão em busca ainda da primeira oportunidade no mercado de trabalho. 

Independentemente da idade (dependendo de alguns concursos, há exigência de idade limite) ou da experiência profissional prévia, qualquer cidadão pode se inscrever. Até mesmo a carreira de auditor fiscal, que tem uma responsabilidade enorme, não pede experiência.

Contudo, o concurseiro deve estar atento ao edital e a função que ele deseja entrar. Por exemplo, na área do direito, principalmente para juiz, promotor, defensor e procurador, o certame exige três anos de experiência jurídica.

Direitos e benefícios 

Uma das grandes vantagens de ser funcionário público é receber adicional por tempo de serviço, concedido segundo a quantidade de tempo em que está no órgão. Quanto mais tempo ficar no cargo, maior será o percentual. 

Um servidor também tem direito a uma série de benefícios, como férias remuneradas; auxílio-alimentação; auxílio-transporte; licenças remuneradas, como afastamento de três meses a cada cinco anos trabalhados; possibilidade de realizar cursos de capacitação e reciclagem; licença-prêmio; licença não-remunerada por períodos de até dois anos; abono em função de um determinado número de faltas anuais; entre outros. 

Possibilidade de ascensão profissional 

Por fim, o servidor público poderá usufruir do sistema de promoção de cargos e salários e da progressão por tempo de serviço. Grande parte das secretarias, autarquias, fundações, empresas e outros órgãos públicos costuma avaliar o desempenho e a competência do servidor para permitir que ele ascenda profissionalmente. 

Ainda vale uma vantagem bônus: uma melhor qualidade de vida para si e para os familiares. Como a maioria dos servidores públicos trabalha em uma carga horária fixa, determinada no edital, sobra mais tempo para o convívio com a família, para realizar atividades físicas, estudar, entre outras coisas. 

Gostou do conteúdo? Acompanhe as principais informações sobre o mundo dos concursos públicos no JC Concursos.

Ficou interessado em ingressar no funcionalismo público? A Central de Concursos oferece cursos preparatórios para concursos de diferentes áreas. Além das aulas 100% presenciais, disponíveis nos períodos da manhã, tarde, noite e fins de semana, a Central também oferece cursos online e material didático completo.

concursosconcursos publicos

Comentários

Mais Lidas