MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

ESTA montadora alemã suspendeu a produção de carros no Brasil: "estagnação"

Montadora alemã Volkswagen citou nesta terça (27) a estagnação do mercado para justificar a decisão decisão de suspensas a produção de carros no país

Fachada de uma fábrica da Volkswagen
Fachada de uma fábrica da Volkswagen - JC Concursos Divulgação
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 28/06/2023, às 13h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma montadora alemã muito conhecida no Brasil anunciou nesta terça-feira (27) que irá paralisar a produção de carros no país. A Volkswagen citou a estagnação do mercado para justificar a decisão que afeta diretamente três fábricas da companhia em solo brasileiro. 

No final da semana passada, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, localizado no interior de São Paulo, divulgou que havia sido informado sobre uma paralisação temporária de três dias na fábrica. 

No entanto, agora há expectativa de que as máquinas permaneçam desligadas até o final desta semana. A dispensa dos funcionários será compensada por meio do regime de banco de horas. A unidade é responsável pela produção dos modelos Polo Track e Novo Polo.

Decisão ocorre em meio a programa de incentivo à compra de carros A decisão de interromper a produção de carros ocorre em um momento em que um programa de estímulo à venda de veículos está em andamento. O plano do governo federal destinou até R$ 500 milhões para fornecer descontos na compra de veículos com valor de até R$ 120 mil.

Desde o início do programa, em 5 de junho, quase 84% desse valor já foi utilizado. A elevada taxa Selic, que atualmente está em 13,75%, resulta em um encarecimento do crédito e dificulta o financiamento de veículos. Com menos oportunidades disponíveis, há uma diminuição do movimento nas concessionárias.

+ Veja as 20 cidades mais populosas do Brasil ATUALIZADO pelo IBGE

Veja fábricas que suspenderam as atividades 

A Volkswagen também optou por suspender a produção em sua fábrica de São José dos Pinhais, localizada no Paraná. Os funcionários só devem retornar ao trabalho na semana seguinte. 

Um dos turnos da planta já está em regime de layoff, com contratos suspensos desde o dia 5 de junho. Essa medida tem previsão de duração de dois a cinco meses. A fábrica é responsável pela produção do modelo T-Cross.

Segundo a reportagem da Band, em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, onde está localizada a primeira fábrica da montadora no Brasil, a empresa anunciou férias coletivas de dez dias a partir do dia 10 de julho. Nessa unidade, são produzidos os modelos Novo Virtus, Novo Polo, Nivus e Saveiro.

Também sobre o assunto, a empresa afirmou que a opção pela flexibilização na jornada de trabalho dos funcionários está prevista nos acordos coletivos estabelecidos com os trabalhadores. 

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.