MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Estágio pode ser considerado como experiência profissional? CCJ aprova projeto

CCJ aprovou projeto nesta quarta-feira (24) que considera estágio como experiência profissional; medida poderá ser encaminhada diretamente ao Senado

Estágio pode ser considerado como experiência profissional
Estágio pode ser considerado como experiência profissional - Divulgação JC Concursos
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 24/05/2023, às 12h46

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O estágio pode passar a ser considerado experiência profissional, foi esse o entendimento da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, que aprovou nesta quarta-feira (24) o Projeto de Lei 2762/19, do deputado Flavio Nogueira (PT-PI). 

A proposta, que altera a Lei do Estágio, classifica o estágio curricular como experiência profissional. De acordo com o texto, o poder público fica responsável por regulamentar as situações nas quais o estágio valerá para as provas em concurso público.

O projeto está em tramitação em caráter conclusivo, o que significa que poderá ser encaminhado diretamente ao Senado, a menos que haja um recurso para que também seja votado em Plenário.

O deputado Pedro Campos (PSB-PE), relator do projeto, ressaltou a importância dessa proposta. Ele enfatizou que os jovens enfrentam dificuldades para conseguir emprego devido à falta de experiência prévia. 

Ainda de acordo com o relator da medida, a aprovação desse projeto pode corrigir essa triste realidade brasileira, garantindo a abertura de novas oportunidades de trabalho para os mais jovens.

+ Mutirão de fiscalização dos preços em postos de combustíveis começa hoje

Jovens enfrentam maior dificuldade para encontrar emprego 

Na semana passada, foram divulgados os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelam as maiores dificuldades enfrentadas pelos jovens na busca por emprego.

No primeiro trimestre deste ano, a taxa de desocupação para a faixa etária de 18 a 24 anos foi de 18%, em contraste com os 8,2% registrados na faixa de 25 a 39 anos. De acordo com a pesquisa, a taxa média de desocupação do país no período foi de 8,8%.

Esses dados evidenciam os desafios enfrentados pelos jovens brasileiros na inserção no mercado de trabalho, com taxas de desemprego mais elevadas em comparação a outras faixas etárias.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.