MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Estudo conclui que vacina BCG não protege profissionais de saúde contra a Covid-19

Resultados da pesquisa indicam baixa eficácia da vacina BCG contra a covid-19 em profissionais de saúde. O estudo envolveu 3.988 profissionais de saúde em 36 localidades diferentes

Pesquisadores continuam analisando os dados e pretendem apresentar novos resultados
Pesquisadores continuam analisando os dados e pretendem apresentar novos resultados - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 27/04/2023, às 18h16

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um estudo internacional, que contou com a participação do Brasil, mostrou que a vacina BCG, usada para combater a tuberculose, não protege profissionais de saúde contra a Covid-19. O estudo envolveu 3.988 profissionais de saúde em 36 localidades diferentes e os resultados foram publicados no periódico The New England Journal of Medicine.

Conforme a pesquisa, o risco de desenvolver um quadro sintomático de Covid-19 no grupo que recebeu a BCG, seis meses depois, foi de 14,7%, contra 12,3% entre os profissionais de saúde que receberam placebo.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pela condução da pesquisa no Brasil, também informou que não foi possível determinar se a vacina reduziu hospitalizações e óbitos devido ao baixo número de participantes que desenvolveram quadros graves de Covid-19.

+++ Qual o prazo final para enviar declaração do Imposto de Renda 2023?

Pesquisadores continuam analisando os dados e pretendem apresentar novos resultados 

Anteriormente, a BCG havia demonstrado aumentar a imunidade inata em crianças e proteger adolescentes e adultos de infecções respiratórias. A Fiocruz destacou que esperava-se que a vacina pudesse ser temporariamente reposicionada até que vacinas específicas para a Covid-19 pudessem ser desenvolvidas e testadas.

Os pesquisadores continuam analisando os dados e pretendem apresentar novos resultados no final do ano, incluindo o impacto da vacina em outras infecções respiratórias e nas respostas a doses específicas contra a Covid-19. A equipe de pesquisa também está utilizando amostras de sangue dos participantes para descobrir biomarcas para o risco de Covid-19.

A vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin) é uma das mais conhecidas e utilizadas no mundo, tendo sido desenvolvida para prevenir a tuberculose. Embora tenha sido criada há mais de 100 anos, ainda é considerada uma ferramenta importante na prevenção dessa doença, especialmente em países em desenvolvimento com alta prevalência de tuberculose.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.