MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Falha generalizada no Pix não teria sido motivada por vazamento de dados, diz Banco Central

Várias pessoas reclamaram de instabilidade ao usar o sistema Pix na última sexta (3). Essa foi a primeira a falha no sistema de pagamentos Pix, desde o lançamento em 2020

Banco Central destaca a eficiência do Pix desde a implementação
Banco Central destaca a eficiência do Pix desde a implementação - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 08/02/2023, às 17h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Diante da instabilidade generalizada do Pix na última sexta-feira (3), o Banco Central (BC) anunciou que a falha não foi causada por um incidente de segurança. Eles também negam qualquer vazamento de dados durante o problema. Esta foi a primeira a falha no sistema de pagamentos, lançado em 2020.

O BC alega que a falha técnica em seus sistemas causou apenas instabilidade temporária da capacidade de processamento. “Não houve qualquer tipo de vazamento ou incidente de segurança”, disse o BC em nota enviada ao InfoMoney.

A entidade mencionou que houve uma “falha específica” que levou o Pix a ficar fora do ar por uma hora e treze minutos. Eles não esclareceram o que causou essa falha, mas o problema foi rapidamente resolvido pouco antes das 22h.

+++ Endividamento: 78% das famílias brasileiras estão inadimplentes; Veja pesquisa

Banco Central destaca a eficiência do Pix desde a implementação

O BC também destacou a eficiência do sistema, afirmando que, desde sua implantação, o Pix vem operando de forma totalmente eficiente sem causar problemas. No entanto, deve-se notar que os usuários reclamaram de instabilidade ocasional por vários meses ao longo do ano passado.

“Apesar da falha pontual específica na sexta, o sistema opera desde sua implantação com altíssimo índice de disponibilidade, acima do acordo de nível de serviço de 99,9%”, afirmou o Banco Central.

Na última sexta-feira (3), várias pessoas reclamaram de instabilidade ao usar o sistema Pix. Segundo informações divulgadas pelo Olhar Digital, as agências bancárias detectaram esse problema e não conseguiram processar transações e pagamentos pelo sistema. A falha teria acontecido entre às 20h40 e 21h45.

Poucos minutos depois, o problema foi solucionado e todas as instituições bancárias voltaram a operar com o Pix.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.