Presidente Lula (PT) mencionou em discurso na semana passada que o programa Bolsa Família 2023 passará por reformulação; conheça as novas exigências
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a mencionar recentemente, durante discurso, que Bolsa Família 2023 passará por uma reformulação. Com isso, alguns critérios voltarão a ser exigidos para a manutenção do benefício.
Lula destacou o retorno da vacinação como exigência para a continuidade do recebimento do programa de transferência de renda. O anúncio foi feito no último dia 6 de fevereiro, durante inauguração de duas unidades de oftalmologia e diagnóstico no Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, no Rio de Janeiro.
“Primeiro, as crianças de até 6 anos de idade vão receber R$ 150 reais a mais. Segundo, as crianças têm que estar na escola. Se não estiverem na escola, a mãe perde o auxílio. Terceiro, as crianças têm que ser vacinadas. Se não tiverem atestado de vacina, a mãe perde o benefício”, enfatizou o presidente.
+ Tem direito e foi excluído do pagamento PIS/Pasep 2023? Saiba o que fazer
LEIA TAMBÉM
O petista em seu terceiro mandato ainda afirmou que o Bolsa Família será relançado e deve retomar medidas com exigências dos anos anteriores. A expectativa é de que as regras do passado voltem a ser exigidas.
Além da vacinação, outra condição para ter acesso ao benefício é o de que as gestantes passem por todos os procedimentos do pré-natal. “Tem que fazer todos os exames que a medicina exige para que ela possa ter uma criança que nasça robusta, forte e bonita como eu”, disse Lula.
A grande novidade é o pagamento adicional de R$ 150 para filhos de beneficiários, de até 6 anos em março. Os depósitos só acontecem no próximo mês porque o governo está realizando um pente-fino nos cadastros do CadÚnico para eliminar fraudes. A informação foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias.
Uma Medida Provisória (MP) que detalha as novas regras do programa deve ser apresentada nesta semana após retorno de Lula (PT) do exterior, segundo Dias. Assim como a vacina, também passa a ser exigido a frequência escolar.
O calendário de fevereiro do programa começa a ser pago amanhã (13), para os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) de final 1. Neste mês, o Auxílio Gás também será pago. Veja as datas:
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.