MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Feriado de Semana Santa? Veja o que fecha e abre em SP e no Rio

Pensa em aproveitar o feriado de Semana Santa, o único prolongado durante 2022? Saiba o que abre e fecha em São Paulo e no Rio de Janeiro. Confira

eriado de Semana Santa? Veja o que fecha e abre em SP e no Rio
eriado de Semana Santa? Veja o que fecha e abre em SP e no Rio - Freepik

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 13/04/2022, às 17h04

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Quem não gosta de um longo período para descansar em meio a rotina corrida de trabalho ou aproveitar para fazer aquele passeio muito planejado em família? Pois então, o mês de abril conta com dois feriados, um que cai na quinta-feira e outro na sexta-feira. Um deles é o feriado de Semana Santa, o único prolongado em 2022. Veja o que fecha e abre em São Paulo e no Rio de Janeiro

A Sexta-feira Santa, é comemorada nesta sexta-feira (15), a data marca o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Além de trazer a reflexão sobre o sofrimento de Cristo pela humanidade e os pecados do mundo. 

Confira o que fecha e abre na cidade de São Paulo 

Durante o feriado de Semana Santa, a cidade de São Paulo terá unidades de saúde abertas, vacinação e o rodízio de veículos suspenso nesta sexta. Estão abertas as unidades de saúde: Hospitais e prontos-socorros, Hospitais Dia 24h, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD IV Redenção e Samu 192. Outras unidades de saúde estarão fechadas. 

Terão horários de atendimento diferenciado às AMAs, que estarão abertas  sexta-feira (15) e no sábado (16), das 7h às 19h. Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps III) funcionarão na sexta-feira (15), sábado (16) e domingo (17), apenas com demandas internas, sem abertura ao público. 

A vacinação terá horários especiais durante a sexta (15), sábado (16) e domingo (17). As AMAs/UBSs Integradas disponibilizarão, das 8h às 19h, vacinas contra Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite. Neste caso, poderão se vacinar contra a Covid-19 as crianças entre 5 e 11 anos, adolescentes e adultos. Será possível receber as três doses do imunizante. 

Já o transporte público terá frota equivalente a sábado. O atendimento do Bilhete Único será normal, das 6h às 22h, nos postos de venda e nos terminais de ônibus. 

Veja como fica o feriado de Semana Santa na cidade do Rio de Janeiro 

No Rio de Janeiro, as barcas passam a operar na Sexta-feira da Paixão com a grade de domingos e feriados nas linhas Araribóia, Paquetá e Divisão Sul . No caso, as travessias irão acontecer a cada 60 minutos, das 5h40 às 23h30 no sentido Niterói-Rio, e das 6h às 23h no trajeto Rio-Niterói.

Já o Metrô Rio funcionará das 7h às 23h, assim como nos feriados. A operação no sábado (16) e domingo (17) o metrô terá operação seguindo os dias de fim de semana. Em relação aos bancos, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias na sexta-feira da Paixão (15).

Os shoppings funcionam das 10h às 22h na maioria dos casos, com restaurantes e praças de alimentação abrindo das 12h às 21h. Vale ressaltar que cada estabelecimento comercial tem horário determinado pela administração.

No caso da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informou que os hospitais e as UPAs permanecerão abertas 24 horas. A Secretária Municipal de Saúde (SMS) da capital fluminense também informou que as UPAs, hospitais, centros de emergência regional (CERs) e centros de atenção psicossocial (CAPS) tipo III irão funcionar 24 horas durante o feriado prolongado. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.