Próximo dia de folga prolongado no mês de abril é comemorado nesta sexta (21) em todo o país; Saiba o que abre e fecha no feriado de Tiradentes
O mês de abril terá mais uma folga prolongada, o feriado de Tiradentes cai nesta sexta-feira (21). Os brasileiros que precisam realizar pagamentos, ir a comércio e shoppings ou ter acesso a algum serviço público devem estar atentos aos horários especiais de funcionamento.
A data está na lista de feriados nacionais do calendário do país. Por isso, as agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o atendimento por meio da central telefônica 135, não irá funcionar. Na sexta-feira, o INSS terá apenas funcionamento por meio de robôs.
No sábado (22), o atendimento humano por telefone irá retornar das 7h às 22h. Mesmo com o fechamento no feriado, os segurados podem solicitar benefícios e outros serviços no Meu INSS.
O comércio e shoppings irão funcionar normalmente na sexta-feira. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) afirmou que pode haver fechamento de alguns estabelecimentos em regiões nas quais há maior incidência de escritórios.
LEIA TAMBÉM
No caso de shoppings, eles funcionam durante o feriado de Tiradentes, mas as lojas podem ter horário de funcionamento e abertura variados, determinado a partir das orientações do sindicato da categoria.
Em relação às agências bancárias, elas não abriram no dia 21 de abril. Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), por se tratar de um feriado nacional, não haverá expediente bancário.
Vale ressaltar que os clientes poderão ter acesso às áreas de autoatendimento disponíveis, e ainda os canais digitais e remotos de atendimento, internet e mobile banking, assim como em feriados e fins de semana.
As contas de água, energia, telefone e os carnês de pagamento com vencimento para o dia 21 de abril, poderão ser pagas, sem a necessidade de acréscimo, no próximo dia útil após o feriado, como é de costume.
+ Mega-Sena: ninguém acerta os números e prêmio acumulado chega a R$ 42 milhões
De nome verdadeiro Joaquim José da Silva Xavier, ele nasceu em Minas Gerais em 1746 e tornou-se um símbolo da luta pela independência do Brasil e pela liberdade política. Ele foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792, após liderar a Inconfidência Mineira.
No período colonial, o Brasil era uma importante colônia de Portugal, responsável por gerar grandes lucros para a metrópole com a exploração do ouro e dos diamantes na região conhecida como Minas Gerais.
O governo português culpava os brasileiros pelo contrabando e sonegação, aumentando os impostos e tomando medidas repressivas contra os nascidos na colônia. Entre os envolvidos na conspiração contra o governo estava Tiradentes, um militar de baixa patente que também trabalhava como dentista e buscava conquistar a adesão popular ao movimento.
Tiradentes e seus companheiros acreditavam que a independência era a única forma de acabar com a exploração portuguesa e garantir a liberdade e a igualdade de direitos no Brasil. No entanto, o movimento foi descoberto pelas autoridades e acabou sendo preso, torturado e condenado à morte.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.