MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Feriados de Fim de Ano: veja TODAS as datas para você se programar

Saiba quais os dias de folga no segundo semestre para se programar para uma viagem em família ou descansar; Confira os feriados de fim de ano

Mulher descansa em dia de folga
Mulher descansa em dia de folga - Freepik
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 04/09/2023, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os feriados de fim de ano são uma ótima oportunidade para planejar uma viagem em família, aproveitar um passeio, colocar os estudos em ordem ou descansar. Durante o ano que vem teremos sete feriados prolongados. Muitos dos dias de folga caem próximo ao final de semana. 

O mês de setembro chegou e trouxe consigo a expectativa de feriadões para aqueles que planejam aproveitar as pausas prolongadas para desfrutar de viagens ou simplesmente recarregar as energias em fins de semana estendidos. 

O primeiro feriado deste segundo semestre é o Dia da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro. Em seguida, teremos o Dia das Crianças e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, ambos ocorrendo em 12 de outubro. 

Em novembro, o Dia de Finados, marcado para 2 de novembro, também será em uma quinta-feira. Logo depois, celebraremos a Proclamação da República em 15 de novembro, que ocorrerá em uma quarta-feira.

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro é feriado em algumas cidades do Brasil, cairá em uma segunda-feira, oferecendo a possibilidade de uma pausa bem-vinda. Por fim, em dezembro, o feriado de Natal, em 25 de dezembro, também será em uma segunda-feira, proporcionando um encerramento tranquilo para o ano.

+ Eletrobras recua em desligamentos de PDV: Vitória dos trabalhadores na Justiça

Veja as datas e programe suas férias

As próximas folgas do segundo semestre caem na quinta-feira e na segunda-feira. Veja a lista completa. 

  • 7 de setembro - Independência do Brasil - quinta-feira;
  • 12 de outubro - Senhora Aparecida - quinta-feira;
  • 2 de novembro - Dia de Finados - quinta-feira;
  • 25 de dezembro - Natal - segunda-feira. 

Os feriados que irão cair na quinta-feira podem ser prolongados se houver a dispensa do dia seguinte por parte do empresário ou órgão público. Como já acontece, os órgãos públicos e escolas costumam imprensar o dia seguinte. 

Pontos facultativos e feriados locais 

Os pontos facultativos são datas estipuladas pelo poder público, sendo ele estadual, municipal ou nacional, no qual o servidor é liberado do trabalho. Veja: 

  • 28 de outubro - Dia do Servidor Público - sábado. 

Os feriados podem ser classificados em duas categorias distintas: os feriados nacionais, que são estipulados por lei federal, com validade em todo o território nacional, e os feriados locais, que variam de acordo com a cidade ou estado em que se encontram.

É importante destacar que o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro e que neste ano ocorre em uma segunda-feira, não é classificado como um feriado nacional nem como ponto facultativo em todo o país. 

Sua observância depende de legislação municipal ou estadual, o que significa que sua aplicação como feriado ou dia de folga varia de uma região para outra. Isso torna o Dia da Consciência Negra um exemplo de como a celebração de determinadas datas pode ser regulamentada localmente, refletindo a diversidade das práticas e tradições regionais no Brasil.

+Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.