MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Fies 2022: prazo de inscrição é prorrogado. Confira novo calendário

Estudantes têm novo calendário para o Fies 2022, o prazo de inscrição foi prorrogado; segundo MEC, programa contará com mais de 66 mil vagas neste ano

Estudantes têm novo calendário para o Fies 2022
Estudantes têm novo calendário para o Fies 2022 - Agência Brasil

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 13/03/2022, às 16h54 - Atualizado em 14/03/2022, às 10h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Estudantes precisam ficar atentos para o novo calendário do Fies 2022. O prazo de inscrição do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) foi prorrogado até a próxima terça-feira (15). Confira novas datas. 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o processo seletivo conta com mais de 66 mil vagas disponíveis para o primeiro semestre. Criado em 1999, o programa beneficia os estudantes financiando cursos de graduação em universidades e faculdades privadas em todo o país. 

Fies 2022: confira novo calendário 

Ao prorrogar as inscrições, um novo calendário foi estipulado pelo programa de financiamento estudantil. Veja novas datas:

  • Inscrições até 15 de março; 
  • Resultado em 18 de março;
  • Complementação da inscrição no Fies seleção entre 21 e 23 de março;
  • Lista de espera entre 24 de março e 4 de maio. 

As inscrições podem ser realizadas por meio do portal (fiesselecao.mec.gov.br). Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, além da necessidade de ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. 

Os selecionados têm um prazo para que possam complementar as informações referentes à inscrição junto a universidade e o banco que irá ser responsável pelo financiamento estudantil.  

Confira como funciona o Fies 2022

A cada novo semestre letivo, o Programa abre inscrições para aqueles que desejam concorrer a um contrato de financiamento estudantil. Após selecionados, os estudantes ganham um auxílio do Governo Federal para o custeio das mensalidades do curso escolhido até a sua conclusão. Logo após concluir a graduação, o beneficiado passa a devolver o valor do financiamento em parcelas mensais.  

Para os estudantes que tenham um emprego ou tenham aberto uma empresa após se formar, as parcelas são descontadas automaticamente da fonte de renda, mediante cálculo previsto pelo governo. No caso dos estudantes não possuírem renda, ele terá que pagar o financiamento em prestações mensais com o valor do pagamento mínimo. O prazo para quitação da dívida é de até 14 anos. 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.