MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Fies: Candidatos pré-selecionados têm até hoje (17) para concluir inscrição; não perca o prazo

Os estudantes interessados devem agilizar o processo de inscrição no Fies para garantir a matrícula ainda no primeiro semestre de 2023

Fies: Candidatos pré-selecionados têm até hoje (17) para concluir inscrição; não perca o prazo
Agência Brasil
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 16/03/2023, às 12h16 - Atualizado em 17/03/2023, às 10h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os candidatos pré-selecionados na chamada única de 2023 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) na última terça-feira (14), têm até hoje (17) para adicionar as informações que faltam em sua inscrição.

Essa é uma etapa do processo seletivo para estudantes que desejam contratar o financiamento público da mensalidade em instituições privadas de ensino superior. Para isso, é necessário inserir as informações dos estudantes exclusivamente pelo portal de Acesso Único do Ensino Superior

+Aprenda com a Unicamp: Startup disponibiliza cursos online gratuitos com certificado

Depois de formalizar a inscrição pelo portal, é preciso validar as informações declaradas durante o processo em até cinco dias úteis. Para isso, o candidato precisa procurar diretamente a instituição de ensino superior na qual foi pré-selecionado.

A própria instituição, por meio da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, informará ao estudante qual é o formato exigido para a documentação necessária para a validação das informações, se em formato físico ou digital.

Após essa etapa, o estudante deve comparecer ao banco para realizar a contratação do financiamento, seguindo os prazos estabelecidos no edital do Fies.

+Após importunação sexual, MC Guimê e Cara de Sapato são expulsos do BBB 23

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal brasileiro criado em 1999 para facilitar o acesso ao ensino superior por meio do financiamento das mensalidades de cursos em instituições privadas. O objetivo do Fies é ajudar estudantes de baixa renda a realizar seus sonhos acadêmicos e profissionais, oferecendo uma oportunidade para que possam investir em sua formação.

Para participar do programa, é necessário atender a alguns requisitos, como ter feito o Enem a partir de 2010 e ter obtido uma nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. Além disso, é preciso ter uma renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Os estudantes pré-selecionados no processo seletivo do Fies devem complementar as informações fornecidas durante o ato de inscrição, validar a documentação necessária e, em seguida, comparecer ao banco para a contratação do financiamento, observando os prazos estabelecidos pelo edital. O programa oferece diferentes modalidades de financiamento, com juros que variam de acordo com a renda do estudante.

É importante destacar que o Fies é uma excelente opção para estudantes que desejam cursar uma graduação em instituições privadas, mas que não têm condições financeiras de arcar com as mensalidades. No entanto, é fundamental que o estudante esteja ciente de que há cobrança de juros e ele deve fazer o pagamento do financiamento estudantil depois de se formar. 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil  no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.