MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Após importunação sexual, MC Guimê e Cara de Sapato são expulsos do BBB 23

Os participantes do BBB 23 (Big Brother Brasil) MC Guimê e Cara de Sapato foram expulsos do programa na noite desta quinta-feira, 16 de março, após suposta prática de importunação sexual

MC Guimê, participante do BBB 23
MC Guimê, participante do BBB 23 - Divulgação/Globo
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 16/03/2023, às 22h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os participantes do BBB 23 (Big Brother Brasil) MC Guimê e Cara de Sapato foram expulsos do programa na noite desta quinta-feira, 16 de março. O reality começou exibindo as cenas da festa ocorrida ontem, na qual eles tiveram atitudes que supostamente se enquadram como importunação sexual.

A vítima foi a influencer mexicana Dania Mendez, que entrou na casa mais vigiada no Brasil ontem, em intercâmbio. No México, Dania participa do programa La Casa de los Famosos, para o qual a ex-BBB Key, eliminada nesta edição brasileira, foi enviada.

Na primeira noite e em sua primeira festa no BBB 23, Dania recebeu investidas forçadas dos dois. MC Guimê acariciou as costas dela e deixou, em vários momentos, a mão tocar as nádegas da influencer, que chegou a tirar a mão do cantor e até a sentar na mesa para evitar que a atitude se repetisse. O funkeiro ainda chegou a dar um tapa nas nádegas da atriz Bruna Griphao.

O lutador de MMA, Cara de Sapato, tentou beijar Dania mais de uma vez, a puxou para sentar em seu colo e chegou a tentar imobilizá-la na cama, deitando-se em cima do corpo da mexicana, que o afastou e o chamou de atrevido.

As empresas patrocinadas do programa se pronunciaram em suas redes sociais repudiando as ações, entre elas: Mercado Livre, Amstel, DownyBrasil. Magazine Luíza e Coca-Cola também se pronunciaram. "Papo reto aqui para vocês: a magia só acontece na base do respeito. Qualquer atitude contrária aos nossos valores NÃO nos representa e não passamos pano!", postou a Coca-Cola Brasil.

A esposa de Guimê, a cantora Lexa, publicou um vídeo em seu instagram após a eliminação do marido no qual ela diz estar vivendo um pesadelo. Antes, Lexa já havia comentado as atitudes do funkeiro e dito estar decepcionada. "Dói demais! Eu estou arrasada. Estou no fundo do poço", afirmou. No Twitter, ela postou depois da expulsão:

+Imposto de Renda 2023: número de declarações enviadas bate NOVO RECORDE

Polícia Civil do Rio instaura inquérito

Segundo publicou o jornal O Globo, a Polícia Civil do Rio de Janeiro instaurou inquérito para apurar a prática de importunação sexual. Tanto a importunação sexual quanto o assédio sexual são considerados crimes no Brasil, mas eles têm definições e penalidades diferentes.

"A Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá instaurou inquérito para apurar o crime de importunação sexual. Diligências estão em andamento para apurar a conduta dos envolvidos", diz a nota enviada ao Globo.

+ABIN quer demissão de servidores públicos que negociavam dados da inteligência

Importunação sexual vs assédio sexual

A importunação sexual, definida no artigo 215-A do Código Penal brasileiro, é caracterizada como a prática de ato libidinoso (com intenção sexual) sem o consentimento da vítima, como toques inapropriados ou comentários de cunho sexual que incomodam ou constrangem a pessoa. A pena para este crime é de um a cinco anos de prisão. Veja atitudes que caracterizam o crime:

  • beijo roubado ou forçado;
  • puxão pelo braço;
  • agarrar pela cintura;
  • cantada invasiva;
  • "encoxar" no ônibus;
  • passar a mão sem consentimento.

Já o assédio sexual, tipificado no artigo 216-A do Código Penal, é caracterizado como a conduta de "constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função". A pena para este crime é de um a dois anos de prisão.

Em resumo, a diferença entre os dois crimes está na forma como a conduta é realizada: a importunação sexual é uma ação não consensual e inadequada, enquanto o assédio sexual é uma tentativa de obter vantagem ou favorecimento sexual em troca de algo (como emprego ou promoção). Ambos são considerados crimes e devem ser denunciados e punidos.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.