MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Fies: MEC prorroga prazo de renovações de contrato até o final do ano

A prorrogação do prazo de renovações do Fies foi realizada devido a pandemia de covid-19

Sistema do Fies
Sistema do Fies - Agência Brasil

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 05/11/2021, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta sexta-feira (05), o Ministério da Educação divulgou uma portaria que prorroga, para o dia 31 de dezembro, o prazo de renovação semestral dos contratos de financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), simplificados e não simplificados, do 1º e 2º semestre de 2021. 

A renovação semestral já pode ser feita por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies), que está disponível no site do Ministério da Educação. 

A prorrogação do prazo tem por objetivo garantir que todos os estudantes possam realizar as renovações durante a covid-19.

No caso das renovações não simplificadas, quando há alterações nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação. Enquanto que nas renovações simplificadas, basta que o estudante faça a formalização no sistema. 

Os contratos do Fies devem ser renovados semestralmente. O pedido de renovação é feito inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no SisFies.

O que é o Fies

O Fies é o programa do governo federal que tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas.

Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. O percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino.

O P-Fies funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre benefícios sociais no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.