Operação Baixas Temperaturas (OBT) será realizada a partir de segunda-feira (27) pela Prefeitura de SP; Tendas serão espalhadas pela cidade
Com a chegada do frio intenso previsto para os próximos dias, a Prefeitura de São Paulo reativa a Operação Baixas Temperaturas (OBT) a partir de segunda-feira (27). A iniciativa visa garantir proteção e bem-estar à população em situação de rua ou vulnerabilidade durante o período mais rigoroso do inverno.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informou ser esperado que uma frente fria traga chuvas generalizadas, ventos fortes e uma queda acentuada nas temperaturas.
Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), serão instaladas dez tendas em locais estratégicos das cinco regiões da cidade para atendimento e acolhimento da população em situação de rua ou vulnerabilidade.
LEIA TAMBÉM
Uma portaria intersecretarial publicada em 30 de abril (nº 514/2024) estabelece o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, válido até 31 de outubro de 2024.
+ Desigualdade digital: a internet ainda é um privilégio em muitas escolas brasileiras
As tendas funcionarão das 18h à meia-noite, oferecendo alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água, além de distribuir cobertores e encaminhar as pessoas para serviços de acolhimento da rede socioassistencial. Profissionais de saúde estarão disponíveis para atualizar as vacinas dos atendidos, se necessário.
As pessoas em situação de rua que aceitarem o acolhimento serão transportadas para os serviços apropriados, respeitando o perfil de cada indivíduo (pessoas sozinhas, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIAPN+). Nos locais de acolhimento, são oferecidos espaços para pernoite, banho, jantar e café da manhã.
O Plano de Contingência é gerido pelo Comitê Permanente para a Gestão de Situações de Baixas Temperaturas, coordenado por SMADS, Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) através da Coordenação Municipal de Defesa Civil (COMDEC) e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).
A OBT conta também com a colaboração das Secretarias de Saúde (SMS), Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Mobilidade e Trânsito (SMT), Comunicação (SECOM) e Inovação Tecnológica (SMIT).
Durante a OBT, haverá aumento de vagas nos serviços existentes e criação de novos serviços para acolhimento emergencial. Já foram disponibilizadas 1.200 vagas emergenciais.
As abordagens às pessoas em situação de rua são feitas diariamente pelas equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), inclusive com busca ativa durante a madrugada. O quadro atual de 590 profissionais será ampliado com 191 novos colaboradores. À noite, a Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) também realiza abordagens.
A população pode solicitar a abordagem de pessoas em situação de rua através da central 156, que funciona 24 horas por dia. A solicitação pode ser anônima, mas é importante fornecer detalhes como o endereço, pontos de referência e características da pessoa.
Veterinários estarão presentes nas tendas para cuidar dos animais de companhia das pessoas em situação de rua, fornecendo potes para água, petiscos, vacinação, vermifugação, registro geral do animal (RGA) e microchipagem.
Além disso, os orientadores do SEAS distribuirão ração para os animais durante as abordagens e nos locais de acolhimento que possuem espaço para os pets.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.