MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Funai deve fazer parte do Ministério dos Povos Indígenas no governo Lula

O novo ministério sob o comando de Sonia Guajajara deve unificar as pautas e cuidados relacionados às populações indígenas no governo Lula. Saiba mais

A Funai é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro que deve fazer parte do novo ministério
A Funai é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro que deve fazer parte do novo ministério - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 29/12/2022, às 17h24

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta quinta-feira (29), o presidente eleito, Lula (PT), anunciou o nome dos 37 ministros que vão fazer parte do terceiro mandato dele como chefe do executivo do Brasil. Entre nomes conhecidos pelos brasileiros, como Marina Silva, que será ministra do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas, está o de Sonia Guajajara, que vai comandar o Ministério dos Povos Indígenas.

Sonia foi eleita deputada federal por São Paulo com 156 mil votos. E se tornou a primeira indígena eleita pelo estado para a Câmara dos Deputados. Sendo considerada uma das pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2022, Guajajara foi convidada por Lula para comandar a pasta que vai tratar de questões relacionadas aos povos originários.

No Twitter, a liderança indígena e agora nomeada ministra do governo Lula, Sonia agradeceu pelo convite afirmando ser “mais do que uma conquista pessoal, esta é uma conquista coletiva dos povos indígenas”.

Ministério dos Povos Indígenas deve abrigar a Funai no governo Lula

Com a criação da pasta específica para questões dos povos originários no governo Lula, a Fundação Nacional do Índio (Funai), que estava vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo Bolsonaro, agora deve fazer parte do Ministério dos Povos Indígenas.

A Funai é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro. Criada por meio da Lei nº 5.371, de 5 de dezembro de 1967. Sob o comando do presidente Marcelo Xavier, presidente do órgão no governo Bolsonaro, a Funai foi sucateada, o que acabou culminando em inúmeras mortes de indígenas no Brasil.

O novo ministério sob o comando de Sonia deve unificar as pautas e cuidados relacionados às populações indígenas. Ainda que não haja esclarecimentos concretos sobre o futuro da pasta, Lula afirmou nesta quinta (29) que a Secretaria de Saúde dos Indígenas (Sesai) também será dirigida por indígenas, e os nomes ainda serão definidos.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.