INSS alerta que criminosos chegam a fornecer número de contrato aos segurados para se passar pela central de atendimento. Veja dicas para evitar golpe
Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 22/03/2022, às 17h01
Golpistas estão entrando em contato com beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como se fossem uma suposta “Central de atendimento” para roubar dados pessoais. Em alguns casos, a imagem da assistente virtual do órgão ‘Helô’ também é utilizada. As abordagens têm ocorrido pelo aplicativo de mensagem de celular, o WhatsApp.
O INSS orienta a todos que, caso recebam esse tipo de contato, façam o bloqueio imediatamente e não forneçam nenhuma informação como dados pessoais, fotos ou documentos. O órgão alerta ainda que para transmitir credibilidade, os criminosos chegam a fornecer o número de contrato aos segurados.
Em caso de tentativas de golpes é importante fazer a denúncia à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135. Se tiver sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).
A Helô é um plantão de dúvidas que pode ser acessado apenas pelo Meu INSS e nunca entra em contato com o segurado pelo WhatsApp para “conversar” com ela ou solicitar informações pelo aplicativo de mensagens. No aplicativo Meu INSS, e apenas lá, a Helô irá solicitar apenas duas informações para iniciar o atendimento: nome e CPF. E só depois solicita o envio dos dados pessoais, fotos ou documentos.
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*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque
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