MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Governo anuncia atualização do Cadastro Único; confira as mudanças

Governo federal está realizando ações de busca ativa em todas as regiões do país. Revisão do CadÚnico está em andamento e 45% da base de dados já foram revisados

Governo federal está realizando ações de busca ativa em todas as regiões do país
Governo federal está realizando ações de busca ativa em todas as regiões do país - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 19/07/2023, às 18h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O governo federal está preparando uma importante atualização para o Cadastro Único, o CadÚnico, sistema que permite o acesso de famílias de baixa renda a programas sociais, como o Bolsa Família. O formulário utilizado atualmente é datado de 2010 e está prestes a passar por uma revisão completa para se adequar aos desafios da atualidade.

Conforme a Secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Leticia Bartholo, o novo formulário terá perguntas mais pertinentes e um sistema tecnológico mais eficiente, permitindo atualizações ágeis conforme as necessidades surgirem.

A expectativa é que o novo CadÚnico esteja pronto em 2025, com uma estrutura mais moderna e dados mais precisos.

+++ Bolsa Família paga mais de R$ 14 bilhões a 20,9 milhões de famílias em julho

Governo federal está realizando ações de busca ativa em todas as regiões do país

A revisão do Cadastro Único já está em andamento, e até o momento, 45% da base de dados já foram revisados. Nesse processo, foram excluídas 603,8 mil pessoas com indicativo de óbito há mais de 12 meses e 921,9 mil famílias com cadastro desatualizado há mais de quatro anos. Além disso, 20,5 mil exclusões voluntárias foram registradas através do aplicativo do CadÚnico.

Para garantir que as pessoas em situação de vulnerabilidade sejam alcançadas pelos programas sociais, o governo está realizando ações de busca ativa em todas as regiões do país. Até o momento, essas ações permitiram a inclusão de 1,3 milhão de famílias no Bolsa Família, que hoje beneficia 20,8 milhões de lares.

O CadÚnico, com cerca de 42 milhões de famílias cadastradas (aproximadamente 90 milhões de pessoas), é uma ferramenta essencial para coleta de dados e informações sobre famílias de baixa renda em todo o país, com o objetivo de garantir a inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.