A primeira versão da plataforma deverá ser disponibilizada à educação pública ainda no mês de maio. Cerca de 138 mil escolas públicas serão beneficiadas
Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 18/04/2022, às 21h02
O governo federal anunciou um acordo entre o Ministério da Educação (MEC) e a empresa de tecnologia Microsoft para a disponibilização gratuita de uma plataforma para a educação pública brasileira. O acordo de Cooperação Técnica deve facilitar e integrar soluções para instituições de ensino federal, estadual, distrital ou municipal que desejarem.
Com a medida, serão beneficiadas cerca de 138 mil escolas públicas e mais de 38 milhões de alunos. O MEC pretende oferecer a primeira versão da plataforma à educação pública ainda no mês de maio, que incluirá a solução Office 365 Educacional A1 (versão nuvem), além de outras soluções de mercado de grandes provedores de tecnologia.
Esta é a primeira parceria do MEC para consolidar um ecossistema inovador e soluções de educação digital sob responsabilidade do Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicação.
+++Loteria da Caixa: governo autoriza criação de novo jogo chamado +Milionária; saiba mais
LEIA TAMBÉM
Além de trabalhar para a retomada do aprendizado, o convênio e as ações derivadas visam aproximar as redes de ensino (públicas e privadas) dos provedores de tecnologia, oferecendo soluções diferenciadas para diferentes finalidades, cuja implementação poderá melhorar a inclusão e a qualidade digital de escolas e instituições, além da igualdade de acesso aos serviços digitais educacionais.
O projeto incluirá uma variedade de ações e recursos para adotar a rede de um amplo leque de conhecimentos em um modelo de vitrine de oportunidades, com diferentes parcerias, sistemas e possibilidades de uso de soluções. No entanto, para estabelecer um modelo simplificado, com a governança necessária, haverá um processo digital de adesão às instituições interessadas nas soluções e recursos disponíveis no catálogo simplificado e organizado do MEC.
A partir do termo de parceria firmada e a simples adesão, não haverá necessidade de novos trâmites jurídicos ou administrativos para sua disponibilização e implantação, considerando as soluções de pronto uso.
*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.