MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Governo federal regulamenta home office na administração pública

A modalidade não pode ser imposta aos servidores, que devem concordar com o regime de home office. Governo disse que medida terá impacto na produtividade

A modalidade não pode ser imposta aos servidores, que devem concordar com o regime de home office
A modalidade não pode ser imposta aos servidores, que devem concordar com o regime de home office - Pixabay

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 19/05/2022, às 18h08

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O home office para servidores públicos federais foi regulamentado pelo governo federal através de decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (18). O Decreto nº 11.072 também estabelece regras para a adoção adoção do Programa de Gestão e Desempenho (PGD).

De acordo com o documento, a comprovação de presença dos servidores públicos que concordarem em exercer as funções remotamente passará a fazer entrega periódica de demandas. O home office pode ser de forma integral ou parcial, e os termos devem ser acordados com os gestores. A modalidade não pode ser imposta aos funcionários, que devem concordar com o regime.

Se o servidor estiver trabalhando remotamente, deve ser fornecido um número de telefone por meio do qual as necessidades de trabalho, inclusive do público externo, possam ser atendidas. O poder público também deve fornecer estrutura para execução das atividades em home office. Confira a íntegra do documento através do site

+++Auxílio Brasil: como ser um beneficiário permanente? Entenda as exigências do governo

Produtividade deve aumentar ao optar pela modalidade de home office

Também estão previstos aumentos de produtividade para quem optar por serviços remotos. O texto também cria a possibilidade de trabalhar no exterior, mas apenas por tempo limitado e “hipóteses restritas”. O regime de home office será estabelecido seguindo os interesses da administração pública. O documento não detalha como a nova norma será implementada.

O comunicado da Secretaria-Geral informa que “a substituição tem foco na administração voltada para resultados e busca maior transparência em relação às atividades desenvolvidas pela administração pública e seus agentes”.

Segundo o governo federal, a medida terá impacto na produtividade dos servidores públicos, pois estabelece um modelo de trabalho "voltado para resultados e incremento de eficiência".

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.