MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Governo Lula cria conselho popular: "impressão digital do povo nas políticas públicas"

Conselho popular do governo Lula (PT) deve ser lançado no próximo dia 31; iniciativa tem o intuito de estimular a participação do povo brasileiro

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado de Janja, durante posse
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado de Janja, durante posse - Agência Brasil - Participação popular no governo Lula
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 28/01/2023, às 15h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve lançar, no próximo dia 31 de janeiro, um conselho popular para a participação do povo brasileiro nas tomadas de decisão do seu terceiro mandato.  

O Conselho Brasil de Participação Social será composto por entidades que estiveram no Gabinete de Transição do Governo, e também do Sistema Interministerial de Participação Social.

"Impressão digital do povo nas políticas públicas"

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, fez o anúncio nesta sexta-feira (27), durante participação no Fórum Social Mundial (FSM). Ele integrou a mesa Democracia Participativa e Controle Social.

Macedo firmou compromisso e disse que durante os próximos quatro anos ouvirá os movimentos sociais e a população. A pasta será responsável pelo sistema de participação do governo Lula. Ainda segundo o ministro, o intuito é fazer com que o povo possa colocar "impressões digitais nas políticas públicas do presidente Lula”.

+ Governo ANUNCIA retorno do Vale Gás em fevereiro. Veja datas

Movimentos sociais destacam importância de diálogo com governo do PT 

A integrante do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Eliane Martins, ressaltou a importância da mobilização da população e a formação de política de base, para que possa ser retomada a participação popular nos conselhos que foram desarticulados durante os últimos anos.  

Já o integrante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Edmirson Medeiros, destacou a necessidade da retomada do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), para que o controle social que define a comunicação pública seja retomado.  

Durante o dia de hoje (28), o Fórum Social Mundial recebe assembléia setoriais e encontros autogestionados e, ainda, atividades culturais no último dia do evento do encontro do governo com os movimentos sociais. 

*Com informações da Agência Brasil 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.