MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Governo usa IA para garantir que Bolsa Família chegue apenas a quem precisa

Estratégia visa alcançar eficiência de 100% e prevenir fraudes. Plano inclui cruzamento de dados em larga escala e oito ações para aprimoramento do Bolsa Família

Intenção é evitar problemas desde o início do processo de seleção do Bolsa Família
Intenção é evitar problemas desde o início do processo de seleção do Bolsa Família - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 19/03/2024, às 21h26

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O anúncio feito pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, trouxe uma novidade significativa: a introdução de Inteligência Artificial no programa Bolsa Família. O objetivo é garantir que somente aqueles elegíveis recebam o benefício, pois atualmente cerca de 2% das famílias contempladas não atendem aos critérios estabelecidos.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Durante o lançamento do plano anual da rede federal de fiscalização do Bolsa Família e Cadúnico, Dias detalhou a iniciativa, que visa alcançar uma eficiência de 100%. O plano, concebido em 2023, tem como meta principal a prevenção de fraudes e a melhoria da fiscalização dos programas sociais.

Para atingir esse objetivo, será realizado um cruzamento de dados em larga escala, envolvendo mais de 1,3 pentabytes de informações. A Inteligência Artificial será empregada para identificar de forma precisa quem não está em conformidade com as regras estabelecidas.

Intenção é evitar problemas desde o início do processo de seleção do Bolsa Família 

Ademais, o plano contempla oito ações estratégicas, incluindo aprimoramentos na qualidade da base de dados, centralização do fluxo de denúncias e medidas de combate às fraudes, inclusive aquelas de natureza cibernética.

Dias ressaltou a importância da prevenção, considerando especialmente o aumento de fraudes observado em 2022, ano eleitoral. Ele enfatizou que a intenção é evitar problemas desde o início do processo, evidenciando o compromisso do governo com a transparência e eficácia nos programas de assistência social.

Além disso, o plano prevê a formação de grupos de trabalho dedicados à redução de litígios e à otimização da aplicação dos recursos federais no Cadúnico.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.