MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | saúde | Sociedade | youtube jc

Inep divulga e libera consulta dos resultados do Encceja 2020; Confira

Com o Encceja 2020, os jovens e adultos fora da idade escolar podem conquistar um diploma de ensino fundamental ou médio

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 13/12/2021, às 10h55

Encceja 2020 tem resultado divulgado pelo Inep
Encceja 2020 tem resultado divulgado pelo Inep - Agência Brasil
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última sexta-feira (10), os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2020). A consulta pode ser feita através do Sistema Encceja. 

O Encceja possibilita a certificação e a continuidade na trajetória educacional, além de disponibilizar parâmetros para que o participante possa se avaliar e, assim, ter uma orientação para a continuidade da formação e para a colocação no mercado de trabalho.

Segundo o Inep, o exame avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar. Assim, ele estabelece uma referência nacional para avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.

Além disso, o Encceja permite que os gestores educacionais se baseiem na avaliação para corrigir questões relacionadas ao fluxo escolar.

O Encceja foi realizado no dia 29 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal, no total de 622 municípios. Ao todo, 474.079 inscritos fizeram as provas, em busca do certificado para o ensino fundamental e médio.

Como consultar o resultado do Encceja

Para consultar o resultado, o participante precisa utilizar o login único de acesso à plataforma gov.br. Caso não lembre a senha da conta cadastrada, é possível verificar e recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF para fazer a verificação e clicar em Avançar. Em seguida, é só clicar em Esqueci minha senha.

Existem diversas formas de recuperar o acesso: por meio do aplicativo Meu gov.br, de bancos credenciados, do Internet Banking de bancos conveniados, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS). O participante deve selecionar uma das opções para gerar uma nova senha para sua conta.

O Encceja é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e médio. Embora seja aplicado pelo Inep, a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao exame.

*com informações da Agência Brasil e Inep

+++Acompanhe as principais informações sobre o mundo da educação no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaques
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.