MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inscrições abertas para 87.415 vagas no Vestibulinho 2022 das Etecs

O Vestibulinho oferece vagas para os Ensinos Técnico, Médio Integrado ao Técnico, Médio com ênfase e Especialização Técnica

Inscrições abertas para 87.415 vagas no Vestibulinho 2022 das Etecs
Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 26/10/2021, às 13h15 - Atualizado às 13h37

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As Escolas Técnicas Estaduais (Etec) abriram inscrições para o processo seletivo - primeiro semestre de 2022, com 87.415 vagas para os Ensinos Técnico, Médio Integrado ao Técnico, Médio com ênfase e Especialização Técnica. Esse total inclui 47.070 vagas para os cursos técnicos (presenciais, semipresenciais e on-line), destinadas às Etecs e às classes descentralizadas (unidades que oferecem um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec) por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria estadual da Educação.

Para o Ensino Médio Integrado ao Técnico foram disponibilizadas 36.915 vagas, distribuídas entre os programas: Novotec Integrado e Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS). O Novotec Integrado oferece as opções em tempo integral (M-Tec PI), ou em um único período (M-Tec).

Já o programa Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) permite a conclusão dos Ensinos Médio, Técnico e Superior Tecnológico em cinco anos – um ano a menos que o período previsto para cursar as três modalidades. O ingresso na modalidade AMS ocorre pelo Ensino Médio com Habilitação Técnica em três cursos. 

O Ensino Médio com ênfase (itinerário formativo) oferece 2.725 vagas. Já para os cursos de Especialização Técnica são 705 vagas, distribuídas entre a modalidade presencial e on-line. A seleção dos candidatos se dará por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou on-line.

Etec 2022:  Requisitos para inscrição no Vestibulinho

Para se inscrever no Ensino Médio, em seus diferentes formatos, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental ou apresentar declaração de conclusão, assinada por agente escolar da escola de origem, com data de entrega do histórico escolar com certificado de conclusão, ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja.

Quem optar pelo Ensino Técnico precisa ter concluído ou estar matriculado no segundo ou terceiro ano do Ensino Médio. Quem concluiu ou estiver concluindo o EJA ou Encceja, assim como quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até 2016, deve apresentar a documentação comprobatória conforme especifica a Portaria que regulamenta o Vestibulinho. 

Para os cursos técnicos de Enfermagem e de Cuidados de Idosos, é necessário que o candidato tenha no mínimo 18 anos completos até o dia 31 de janeiro de 2022. Para o curso de Cuidados de Idosos, o estudante deve ainda possuir o certificado de Auxiliar de Enfermagem ou ter concluído dois módulos do curso de técnico em Enfermagem. 

Interessados nas vagas para Especialização Técnica, formato presencial e online, precisam ter concluído o Ensino Médio e um curso técnico relacionado à Especialização pretendida, conforme relação disponível no site. Já para concorrer a uma vaga para a Especialização em Gestão de Projetos (EaD - on-line) o candidato deve ter concluído um curso técnico ou superior.

Etec 2022: Como se inscrever no Vestibulinho

As inscrições vão até as 15 horas do dia 30 de novembro, somente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. A taxa integral de inscrição é de R$ 19. Quem solicitou redução de 50% no valor deve aguardar o resultado do pedido, que será divulgado no dia 17 de novembro, para se inscrever. O candidato precisa cadastrar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) para gerar uma senha de segurança e acesso à ficha eletrônica de inscrição.

Após o preenchimento dos dados, é necessário escolher o curso e a escola onde pretende estudar. Para o Ensino Técnico, é possível escolher outro curso ou período como segunda opção, desde que oferecido na mesma unidade em que o candidato vai se inscrever.

Ao término do preenchimento do formulário eletrônico, é necessário enviar os documentos por meio de upload. São aceitos como documento de identificação o RG ou a Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM (CIE/RNM/RNE).

Depois da identificação, deverão ser inseridas as notas de Língua Portuguesa e Matemática, juntamente com os documentos de comprovação, conforme será detalhado na Portaria que regulamenta o Vestibulinho.

Quem se inscrever para os cursos do Ensino Técnico, deve lançar as notas de Língua Portuguesa e Matemática do nono ano do Ensino Fundamental de nove anos ou da oitava série do Ensino Fundamental de oito anos, concluídos até 31 de dezembro de 2020.

Candidatos ao Ensino Médio devem lançar as notas de Língua Portuguesa e de Matemática do oitavo ano do Ensino Fundamental de nove anos ou da sétima série do Ensino Fundamental de oito anos, concluídos até 31 de dezembro de 2020.

Para os cursos de Especialização Técnica, serão avaliadas as notas de Língua Portuguesa e Matemática da segunda série do Ensino Médio, concluída até 31 de dezembro de 2020.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos ETEC 2022

ETEC - Escolas Técnicas Estaduais
Vagas: 87415
Taxa de inscrição: Até R$ 19,00
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Administrativa, Operacional
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Estados com Vagas: SP

+ Agenda

20/10/2022 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
18/11/2022 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
etec

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.