MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

INSS: atendimentos presenciais estão disponíveis. Veja como funciona

Os atendimentos presenciais do INSS só podem ser feitos com agendamento prévio. Os serviços oferecidos digitalmente continuam disponíveis; saiba mais

REDAÇÃO | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 14/03/2022, às 20h51

Os atendimentos presenciais do INSS haviam sido suspensos para evitar aglomerações.
Os atendimentos presenciais do INSS haviam sido suspensos para evitar aglomerações. - Agência Brasil
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Foram retomados os agendamentos para atendimentos presenciais do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) nesta segunda-feira (14). As marcações já podem ser feitas pelo site ou aplicativo 'Meu INSS' e pelo telefone 135. Os segurados só poderão ir à agência com horário marcado para solicitar os serviços oferecidos pela instituição.

Quem não quiser se deslocar até a agência pode continuar sendo atendido de forma 100% digital. O INSS disponibiliza 91 serviços pelos canais remotos. Estão disponíveis serviços como pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte; pedido do salário maternidade; auxílio doença; consulta à revisão do benefício; pedido de recurso de benefício; e certidão de tempo de contribuição.

O aplicativo 'Meu INSS' permite enviar documentos digitalizados, escaneados ou fotografados pelo seu telefone. Após realizar a solicitação, o cidadão poderá acompanhar o andamento através do app ou ligando para o 135 com o número do acordo de solicitação.

+++Guerra na Ucrânia: quilo do pão francês pode chegar a R$ 20 no Brasil

A atendimento presencial do INSS retorna gradualmente

Apenas a partir de abril, e em casos excepcionais, como falta de acesso a internet ou telefone, o público poderá procurar a instituição sem agendamento prévio para o esclarecimento de dúvidas. As unidades que prestarão estes serviços serão definidas após 30 de março.

Devido a pandemia de Covid-19, desde 2020, os atendimentos presenciais do INSS foram suspensos para evitar aglomerações. Eram atendidos na instituição apenas serviços que não podiam ser realizados remotamente, como exames médicos, avaliações sociais, reabilitação profissional e justificação administrativa.

Foram publicadas no Diário Oficial da União as portarias nº 1.413 e 982, juntamente com as regulamentações de retificação para formalizar e padronizar os procedimentos operacionais internos e ampliar os atendimentos presenciais disponíveis para agendamento.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.