MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Juros altos derrubam confiança da indústria, que atinge pior índice desde julho de 2020

O nível de confiança da indústria segue em movimento de baixa desde o segundo semestre de 2021, conforme indica o economista do FGV-Ibre

Trabalhadores da indústria têxtil
Trabalhadores da indústria têxtil - Divulgação CNI

victor meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 29/03/2022, às 14h32

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 1,7 ponto na passagem de fevereiro para março. Já é a oitava queda seguida do indicador e agora registra 95 pontos em uma escala de 0 a 200 pontos. Este resultado representa o menor patamar desde o mês de julho de 2020, quando apresentou 89,8 pontos.

Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (29), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre)

O economista do FGV-Ibre, Aloisio Campelo Jr., explica que depois de recuperação espetacular do choque da primeira onda de covid-19, a indústria apresenta uma redução nos níveis de confiança desde o início do segundo semestre de 2021, com a piora do cenário macroeconômico. 

“Chama atenção no mês o aumento do pessimismo quanto à evolução da produção e da situação geral dos negócios nos próximos meses. Concorrem para isso a perda de força da demanda interna, a alta dos juros e, em março, a reposição de estoques industriais, que andavam muito abaixo do desejável há alguns meses” comenta Campelo Jr.

O Índice Situação Atual (ISA), que mede a confiança dos empresários de indústria brasileira no presente, recuou 1,1 ponto e foi para 97,4 pontos, menor valor desde julho de 2020 (89,1 pontos).

O Índice de Expectativas (IE), que mede a confiança do empresariado industrial em relação ao futuro, diminuiu 2,1 pontos, indo para 92,8 pontos, menor patamar também desde julho de 2020 (90,5 pontos). 

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria avançou 0,3 ponto percentual em março, para 80,2%.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.