Cronograma de lançamento do 5G no Brasil foi adiado, podendo atrasar ainda mais a implantação da tecnologia nas capitais do país e no Distrito Federal
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 09/06/2022, às 20h00
O cronograma de lançamento do 5G no Brasil, que já foi adiado de julho para setembro, em todas as capitais e no Distrito Federal, pode ser atrasado, segundo afirmou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Entenda o motivo.
O principal motivo é o de que o Ministério da Cidadania ainda não liberou o acesso para a base de dados dos usuários do Cadastro Único, que recebeu kits gratuitos para que fosse possível receber o sinal de canais de TV aberta sem custo.
De acordo com a declaração do presidente do grupo de acompanhamento da implantação das soluções para os problemas de interferência da faixa de 3.635-3.700 MHz (Gaispi) e conselheiro da Anatel, Moisés Queiroz Moreira, dada ao Valor, o pedido foi realizado ao ministério em abril.
O site Teletime chegou a divulgar a informação primeiro. Moreira chegou a dizer que o motivo foi a “falta dessa base de dados, a implantação de 5G está paralisada nessa faixa de 3,5 GHz".
LEIA TAMBÉM
Já viu? +++ Google Maps lança novo recurso pelo celular que você precisa conhecer
Para a implantação da tecnologia 5G no país, a agência precisa ter em mãos os dados da Entidade Administradora da Faixa (EAF), para saber onde os beneficiários do CadÚnico estão localizados e fazer a entrega dos kits. Neste caso, os kits possuem os equipamentos receptores, como antena parabólica capaz de receber o sinal de TV do satélite. O kit é necessário e acelera a implantação do 5G, já que os canais da TV aberta irão migrar para banda C de satélite.
Durante debate na Câmara dos Deputados, que aconteceu nesta quinta-feira (9), o representante da Anatel afirmou que a liberação do 5G pode acontecer antes de agosto em algumas capitais. A declaração foi dada à Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Casa.
O superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vinicius Guimarães firmou o compromisso de garantir a chegada da tecnologia até a nova data prevista. “Vamos garantir a limpeza da faixa até o dia 29 de agosto para todas as capitais, talvez tenhamos um problema em Manaus e Belém. Quem sabe grande parte das capitais já não entra em julho”.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.