MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Livros 'Escritos' por IA: Amazon toma medidas drásticas de remoção

Amazon tomou a decisão de remover de seu catálogo cinco livros criados por inteligência artificial sob autoria da escritora Jane Friedman. Entenda

Um robo segura as siglas da inteligência artificial
Um robo segura as siglas da inteligência artificial - Freepik
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 13/08/2023, às 13h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Amazon, gigante de tecnologia, tomou uma decisão que põe em xeque o limite do uso da inteligência artificial na produção de textos e a discussão sobre direitos autorais. A empresa removeu cinco livros que foram criados por IA.

As obras haviam sido publicadas sob a autoria do nome da escritora Jane Friedman, mas sem a sua prévia autorização. Os livros estavam listados no site da empresa e no Goodreads, também de propriedade da varejista. 

Ao jornal britânico The Guardian, a autora experiente e vasto currículo classificou o episódio como uma violação. Segundo ela, "porque é material de baixíssima qualidade com o meu nome".

Com experiência como escritora e professora, Jane tem em seu currículo várias obras que abordam o mercado editorial. De maneira surpreendente, os livros gerados pela inteligência artificial (IA) imitam de forma notável seu estilo literário.

Um dos títulos fictícios apresentava a sinopse: “Este livro oferece estratégias práticas, dicas e técnicas para ajudar os escritores a otimizar seu processo de escrita, acelerar o cronograma de publicação de e-books e maximizar seu potencial de ganhos”.

+ Minha Casa, Minha Vida: confira 5 dicas para conseguir a casa própria

Veja posicionamento da Amazon 

Em resposta ao The Guardian, um representante da Amazon comunicou que a empresa mantém "diretrizes de conteúdo bem definidas que determinam quais livros podem ser disponibilizados para venda". 

O porta-voz afirmou que a gigante de tecnologia age prontamente ao receber qualquer preocupação relacionada a um livro específico. Agradeceu o feedback da autora e destacou que trabalham diretamente com os escritores para resolver quaisquer questões que sejam apresentadas. 

O representante ainda reforçou o compromisso da Amazon em garantir uma experiência de compra confiável, bem como proteger tanto os clientes quanto os autores contra eventuais abusos no uso dos serviços da empresa.

+Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.