MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Lucrou na Bolsa de Valores? Até ESTE VALOR você não precisa declarar no imposto de renda

Neste ano, não é todo investidor que precisa declarar o Imposto de Renda. Até 2022, todo investimento precisava ser declarado à Receita Federal, mas as regras foram alteradas

Gráfico, globo e cifrão
Gráfico, globo e cifrão - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 27/03/2023, às 18h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Neste ano, não é todo investidor que precisa declarar o Imposto de Renda. Até 2022, todo investimento precisava ser declarado à Receita Federal. Porém, as regras foram alteradas e, a partir deste ano, somente quem lucrou acima de R$ 40 mil, ou realizou operações sujeitos ao imposto, tem a obrigação de enviar o IRPF.

A autoridade fiscal ressaltou essa novidade hoje (27) em sua rede social. "Se você efetuou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas em 2022 e o somatório de vendas foi SUPERIOR a R$ 40 mil ou realizou operações sujeitas à incidência do imposto, é hora de apresentar a declaração do Imposto de Renda 2023!", postou a Receita.

Portanto, o investidor que fez operações de venda de baixo valor ou não teve lucro está isento da obrigação de declarar. A simplificação, no entanto, beneficia menos pessoas do que aparenta. O contribuinte que se enquadra em outros critérios de obrigatoriedade para preencher a declaração anual precisa continuar a declarar os investimentos em renda variável, mesmo que tenha vendido baixos valores ou apenas comprado ações no ano passado.

+Bolsa Família: confira o calendário de pagamento e quem recebe NESTA semana

Prazo para declarar o Imposto de Renda 2023

A temporada de declaração doImposto de Renda foi aberta há quase duas semanas e, até o momento, quase 7,4 milhões prestaram contas à Receita Federal. Dessas, 82,38% têm valores a restituir, 9,38% têm imposto a pagar e 8,24% não têm saldo nem a pagar nem a receber.

Apenas 10% fez o IRPF pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para celular. A maioria da população (85%) continua optando pela forma tradicional de declarar: baixando o programa gerador no computador. Outros 5% fizeram o procedimento pelo sistema online. Segundo a Receita, a expectativa é que sejam recebidas cerca de 40 milhões de declarações neste ano até o dia 31 de maio, prazo final para envio.

Também é permitido começar a declaração em uma plataforma, salvar online e continuar em outra. Confira abaixo o passo a passo para declarar pelo celular:

  • Baixe o app Meu Imposto de Renda, clique em "Entrar com gov.br", insira CPF, a senha para fazer login e clique em "Entrar";
  • Na tela seguinte, clique em "Autorizar" o uso de dados pessoais;
  • Na lista, selecione "IRPF 2023" e clique em "Preencher declaração";
  • Depois, clique m "Iniciar Pré-preenchida";
  • Na sequência, clique nos ícones "identificação"; "familiares"; "rendimentos";
  • "pagamentos", "bem e dívidas"; e vá confirmando e preenchendo as informações faltantes;
  • Após preencher todas as seções, clique no ícone "resumo" para fazer a conferência final;
  • Por fim, na tela inicial, clique nos três traços abaixo de gov.br para selecionar a opção "Entregar"; e
  • Aceite os termos e condições e clique em "Entregar declaração".

+Nova Lei do Impeachment prevê penalidade a mais autoridades; Veja mudanças

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.