Declarações da ministra vieram um dia após o pronunciamento do presidente Lula. Tebet ressaltou a importância de resolver a questão do endividamento das famílias antes
Após o presidente Lula mencionar a possibilidade de criar um programa de barateamento de eletrodomésticos da linha branca, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que o governo está priorizando o Desenrola, um programa de desendividamento dos brasileiros, antes de lançar qualquer iniciativa de estímulo ao consumo.
Tebet ressaltou a importância de resolver a questão do endividamento das famílias antes de apresentar um programa de linha branca com descontos. Segundo ela, as famílias estão com altos níveis de dívidas, o que dificultaria a efetividade de um programa de incentivo ao consumo, já que as pessoas não teriam condições financeiras para adquirir os produtos ou precisariam recorrer a empréstimos com juros elevados.
"O primeiro passo é o Desenrola, que o presidente já mencionou que será anunciado com o ministro Haddad, e a partir daí poderemos iniciar algum estudo sobre o programa de linha branca", explicou Tebet.
+++ Veja alimentos que mais tiveram queda nos preços para a compra do mês
LEIA TAMBÉM
A ministra também esclareceu que ainda não há números definidos para saber se haverá espaço fiscal para a implementação de um programa dessa natureza. Ela enfatizou que tanto ela quanto o ministro Haddad precisam ser acionados pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, uma vez que o assunto está sob a responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
As declarações da ministra vieram um dia após o pronunciamento do presidente Lula, que sugeriu a criação do programa de barateamento da linha branca para facilitar a compra de eletrodomésticos como geladeiras, televisões e máquinas de lavar roupa. A proposta surpreendeu os ministros, e a ministra Tebet ressaltou que tomou conhecimento do assunto somente através do discurso do presidente.
Na quinta-feira (13), a ministra esteve no Rio de Janeiro para participar de um evento do Plano Plurianual Participativo (PPA), que busca coletar opiniões da sociedade para formular metas e diretrizes do país. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, também esteve presente na agenda, sendo responsável por coordenar o PPA.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.