MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Maioria dos trabalhadores pensam em utilizar FGTS para comprar imóvel; veja

Levantamento realizado pelo Serasa em parceria com Banco Pan, divulgado nesta terça (7), mostra que trabalhadores pensar em usar FGTS para comprar imóvel

Maioria dos trabalhadores pensam em utilizar FGTS para comprar imóvel
Maioria dos trabalhadores pensam em utilizar FGTS para comprar imóvel - Agência Brasil

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 07/06/2022, às 18h29

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma pesquisa realizada pelo Serasa em parceria com o Banco Pan, divulgada nesta terça-feira (7) na capital de São Paulo, aponta que a maioria dos trabalhadores pensam em utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para comprar um imóvel. Veja detalhes. 

De acordo com o levantamento, 45% dos trabalhadores com carteira assinada afirmaram que pensam em utilizar o saldo do FGTS para adquirir um imóvel. Já 33% disseram que pretendem usar os recursos do fundo para montar um negócio, 17% para pagar dívidas e outros 10% pretendem usar o resgate para limpar o nome. Além daqueles que utilizam os valores para solicitar empréstimo, já que os juros costumam ser menores.

Já viu? +++ Servidores podem ficar sem reajuste este ano; veja o que Bolsonaro disse sobre o aumento

33% dos trabalhadores não sabem como podem utilizar o FGTS 

Mesmo o levantamento mostrando que 92% dos trabalhadores afirmaram conhecer o FGTS, existem 33% que dizem não saber como utilizar o dinheiro. Segundo a pesquisa, os entrevistados desconhecem as opções: “para fazer empréstimos” (64%) e “sacar o saldo após 70 anos de idade” (58%). 

Outros 38% dizem não saber o valor do seu saldo do FGTS, dentre eles, 16% não sabem que é possível consultar o saldo na Caixa Econômica Federal. Aqueles que consultaram os valores, 40% têm até R$ 1.000 de saldo e 51% até R$ 2.500.

Quando perguntado sobre investimento, 43% dos trabalhadores afirmaram que o FGTS tem pouca rentabilidade e 39% consideram o FGTS como uma boa reserva para o futuro. Além disso, cerca de 33% só pretendem sacar em caso de extrema necessidade.

O responsável pelo Instituto Opinion Box, empresa responsável pela pesquisa, Felipe Sharpers, em entrevista à Agência Brasil, disse que a pesquisa é importante para entender qual a relação dos trabalhadores brasileiros com o FGTS.

"Fica claro que há uma parcela significativa de pessoas que não têm um conhecimento de como utilizar esse recurso. É importante esclarecer todas as questões para o consumidor para que ele possa tomar uma decisão, porque esse é um dinheiro dele e que poderia ser utilizado para aliviar sua vida financeira", disse Sharpers. 

Para a realização da pesquisa, foram entrevistados 2.132 trabalhadores com registro em carteira no regime CLT, entre 12 e 22 de abril.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.