MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Mais de 8 mil pessoas são esperadas para dar entrada no seguro-desemprego e auxílio emergencial no Cate

Somente nesta semana, as unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo devem atender milhares de pessoas

Auxilio emergencial
Auxilio emergencial - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jccconcursos.com.br
Publicado em 01/06/2020, às 09h47 - Atualizado às 09h53

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os Cates (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) da Prefeitura de São Paulo devem atender nesta semana por volta de 8,8 mil pessoas que agendaram serviços de habilitação do seguro-desemprego e requerimento do auxílio emergencial do governo federal. O atendimento tem sido realizado em 13 unidades, que retomaram os serviços desde 29 de abril, com a finalidade de ajudar a população a acessar os benefícios durante a pandemia pelo coronavírus. A central 156 da Prefeitura marca data e horário de atendimento ou o cidadão pode utilizar o portal do serviço para agendar.

"A medida visa organizar as pessoas ao longo das semanas, evitando que as unidades fiquem com filas e aglomerações. Desta forma, a Prefeitura está conseguindo atender a essa demanda da população que poderá ter acesso a benefícios que irão ajudar a minimizar a crise financeira causada pela pandemia", explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Dos agendamentos desta semana, mais de 7 mil pessoas marcaram atendimento nos Cates para habilitar o seguro-desemprego ou resolver pendências que possam inviabilizar a liberação do benefício. Os demais pedidos são referentes ao requerimento do auxílio emergencial, único serviço oferecido pelos postos referente ao benefício do governo federal.

Estão agendadas para esta segunda-feira, 1º de junho, cerca de 2 mil pessoas em busca dos benefícios. As pessoas que tiveram o cancelamento do atendimento em decorrência dos feriados antecipados, entre os dias 20 e 25 de maio, já tiveram as datas remarcadas.

Confira quem tem direito aos benefícios

Tem direito ao benefício do seguro-desemprego o trabalhador formal e doméstico, dispensado sem justa causa. O trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador também tem direito.

Já para o auxílio emergencial do governo federal, podem receber os desempregados, trabalhadores informais, MEI – Microempreendedores Individuais, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais e contribuinte individual ou facultativo da Previdência Social. Para ter direito ao benefício, será avaliado pelo governo federal a renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, e de até três salários mínimos por família.

Cate 2020: Como agendar o benefício?

Os serviços da central 156 da Prefeitura de São Paulo realizam o agendamento via telefone ou pela internet no portal por este site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br. Durante o atendimento é possível escolher a unidade mais próxima de casa. O serviço funciona todos os dias semana, 24 horas.

Nas unidades do Cate, será verificado se a pessoa está agendada e se os documentos estão corretos. Para proteção das equipes técnicas e do cidadão é obrigatório o uso de máscaras, conforme orientação dos órgãos de saúde. Quem chegar à unidade sem a proteção recebe um modelo descartável no local.

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos Cate 2020

Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo
Vagas: 4053
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Motorista, Assistente, Vendedor, Porteiro, Atendente
Áreas de Atuação: Administrativa, Saúde, Operacional
Escolaridade: Alfabetizado, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: Prefeitura de São Paulo
Estados com Vagas: SP
Cidades: São Paulo - SP

+ Agenda

01/01/2019 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
31/12/2020 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
31/12/2021 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda
empregos

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.