Termina nesta quarta o prazo para inscrição no programa Mais Médicos, que visa repor profissionais de saúde em 1.194 municípios. Saiba como se inscrever
Termina hoje (31) o prazo para inscrição no programa Mais Médicos, que visa repor profissionais de saúde em localidades desatendidas nos últimos anos. O edital, divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde, oferece 5.970 vagas distribuídas em 1.194 municípios, incluindo 1.000 vagas inéditas na região da Amazônia Legal.
O programa, criado em 2013, tem como objetivo garantir o acesso dos brasileiros à saúde nas Unidades Básicas de Saúde, consideradas a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Podem se inscrever médicos brasileiros formados no país, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, desde que tenham registro no Ministério da Saúde.
Os candidatos têm a opção de indicar até dois locais de preferência para atuação. A seleção considerará critérios como titulação, formação e experiência prévia no programa. Em caso de empate, terão prioridade os candidatos que:
+Multas de trânsito e CNH: aprovadas mudanças no CTB que beneficiam motoristas
LEIA TAMBÉM
O edital prevê uma bolsa-formação no valor de R$ 12.300 por mês, pelo período de 48 meses, podendo ser prorrogada. Os participantes também podem receber incentivos adicionais, especialmente aqueles alocados em regiões de extrema pobreza e vulnerabilidade social.
Segundo o Ministério da Saúde, o programa conta atualmente com mais de 8.000 médicos em atividade. A expectativa do governo é de que, até o final do ano, 28.000 profissionais do Mais Médicos estejam atuando em todo o país, garantindo atendimento médico na atenção primária a mais de 96 milhões de brasileiros.
Os profissionais devem ser direcionados, prioritariamente, às equipes de atenção básica que não possuem médicos, assim como às populações que dependem exclusivamente do SUS, ribeirinhos, quilombolas, assentados e indígenas. As prefeituras devem garantir moradia, alimentação, água potável e transporte adequado para os profissionais.
A distribuição das vagas leva em consideração critérios como vulnerabilidade social, dependência do SUS e dificuldade de contratação de novos profissionais:
+Dinheiro esquecido: 28 milhões de pessoas ainda têm Valores a Receber
Para participar do programa, é necessário acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas por meio do site do Mais Médicos e realizar a inscrição. Após a validação, que ocorrerá de 1º a 5 de junho, os candidatos terão a oportunidade de indicar até dois locais de preferência para atuação. Os profissionais devem começar a exercer suas atividades nos municípios até o final do mês de junho.
O Ministério da Saúde planeja abrir mais 15.000 vagas do Mais Médicos até o final de 2023, totalizando mais de 28.000 médicos atuando no país. No próximo edital de chamamento, os médicos formados no Brasil terão prioridade na seleção.
Para incentivar a permanência dos profissionais nas localidades, o governo oferecerá benefícios como ajuda para quitar o financiamento estudantil, oportunidades de especialização e mestrado, e compensação para médicas mães durante a licença maternidade. Os médicos que se tornarem pais também terão direito à licença.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.