MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Microsoft está desenvolvendo chip de Inteligência Artificial, como o ChatGPT

A empresa pretende utilizar esse microprocessador para alimentar tecnologias de chatbots, como o ChatGPT. Microsoft deve acelerar lançamento da ferramenta

Microsoft deve acelerar lançamento do chip de inteligência artificial
Microsoft deve acelerar lançamento do chip de inteligência artificial - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 18/04/2023, às 22h52

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Segundo informações divulgadas pelo site The Information, a Microsoft está em processo de criação de um chip de inteligência artificial próprio, que recebeu o nome de "Athena". O objetivo da empresa é utilizar esse microprocessador para alimentar tecnologias de chatbots, como o ChatGPT.

A empresa, que já foi uma das primeiras apoiadoras da OpenAI, proprietária do ChatGPT, vem trabalhando no Athena desde 2019 e, atualmente, está em fase de testes com um pequeno grupo de funcionários da Microsoft e da OpenAI.

Os chips criados pela Microsoft serão usados para treinar modelos de linguagem ampla e dar suporte à inferência, características essenciais para o desenvolvimento de inteligência artificial generativa, como a utilizada no ChatGPT.

+++ Projeto de lei que regula piso salarial da enfermagem deve impactar setor de saúde; veja detalhes

Microsoft deve acelerar lançamento do chip de inteligência artificial

O objetivo é que esses chips sejam capazes de processar grandes quantidades de dados, reconhecer padrões e criar novas saídas para imitar a conversa humana de forma ainda mais eficiente do que os chips comprados de outros fornecedores, economizando tempo e dinheiro em seus avanços em inteligência artificial. Grandes empresas de tecnologia, como Amazon e Google, já utilizam chips de IA internamente.

Até o momento, a fabricante de chips Nvidia domina o mercado desses tipos de componentes, mas a Microsoft espera mudar esse cenário com o Athena. Ainda não houve nenhum comentário oficial da Microsoft ou da Nvidia sobre o assunto.

A Microsoft está acelerando o lançamento do Athena após o sucesso do ChatGPT. A empresa lançou neste ano o Bing AI, seu próprio mecanismo de busca com inteligência artificial, capitalizando em sua parceria com a OpenAI e tentando obter uma parcela do mercado que atualmente é dominado pelo Google.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.