MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Ministro das comunicações será convidado para esclarecer vinda de Elon Musk ao Brasil

O documento questiona também se foi feito algum acordo que permitisse Elon Musk explorar nióbio no Brasil, e se as eleições foi um dos temas discutidos

PSOL diz que ministério não foi transparente e tentou esconder a reunião com Elon Musk
PSOL diz que ministério não foi transparente e tentou esconder a reunião com Elon Musk - Agência Brasil

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 25/05/2022, às 20h01

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A vinda de Elon Musk ao Brasil na última semana causou estranheza na população brasileira. Afinal, o que o homem mais rico do mundo, segundo a Forbes, estaria fazendo no país? Após requerimento de convocação apresentado pela bancada do PSOL junto à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, o ministro das Comunicações Fábio Faria, deve explicar o motivo da visita do bilionário e a parceria fechada com o governo federal.

A conversa deve ser marcada para 8 de junho. Elon Musk participou do evento ‘Conecta Amazônia’, na semana passada, e impulsionou o lançamento do serviço de internet via satélite da Starlink no Brasil. Musk estava acompanhado do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), empresários e membros do governo.

Musk tuitou que o plano deve fornecer conectividade a 19 mil escolas na zona rural do Brasil e ajudará a monitorar a Amazônia. Na ocasião, o Ministério das Comunicações disse que o programa começaria ser implementado ainda em 2022.

PSOL diz que ministério teria escondido reunião com Elon Musk até ser realizada

Segundo o PSOL, porém, a pasta não foi transparente e tentou esconder a reunião e a parceria com Elon Musk antes que ela fosse concretizada. O PSOL destacou que “é inegável que estamos diante de um ato público que o Departamento de Transportes deve divulgar e divulgar amplamente, priorizando o interesse público na parceria firmada com a Starlink”, dizia a legenda.

O PCdoB já havia solicitado a convocação de uma reunião com Fábio Faria através da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. O pedido também foi deferido na forma de convite, ou seja, Faria não era obrigado a ir. A ideia é que a audiência convocada pelas duas comissões seja realizada conjuntamente no dia 8.

A Starlink é uma divisão da SpaceX, empresa de exploração espacial de Elon Musk, que visa fornecer internet rápida e de baixa latência para áreas remotas. As parcerias para satélites de baixa órbita não dependem de licitação e podem ser concluídas por meio de processo administrativo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A SpaceX recebeu autorização dos reguladores em janeiro deste ano. Até o momento, o valor envolvido na parceria não foi divulgado.

Além do convite a Faria, o PSOL também assinou um pedido de informações encaminhado ao Ministério das Comunicações. A carta oficial pede detalhes sobre o custo total da reunião da comitiva presidencial com Elon Musk no Resort Fasano, todo o processo de licenciamento da Anatel para os recursos da Starlink.

O pedido também pede a apresentação do cronograma de lançamentos de satélites sobre a Amazônia e por que o governo Bolsonaro escolheu o sistema de monitoramento de Elon Musk, e não o sistema nacional administrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O documento questiona também se foi feito algum acordo que permitisse ao bilionário explorar nióbio no Brasil e se Musk e o presidente da república discutiram o processo eleitoral deste ano.

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.