MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Ministro do Trabalho diz que geração nem-nem e idosos terão emprego em 2022

O novo programa social de emprego do governo federal, Programa de Serviço Civil Voluntário, oferece curso de qualificação profissional e trabalho voluntário na prefeitura

Ministro do Trabalho diz que geração nem-nem e idosos terão emprego em 2022
Ministro do Trabalho diz que geração nem-nem e idosos terão emprego em 2022 - Agência Brasil

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 09/02/2022, às 08h03

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, destaca que o ano de 2022 terá prioridade para a geração de emprego através da qualificação profissional e a reinserção ao trabalho por iniciativa do governo federal. Ele ainda afirma que isso será feito por meio de um novo programa social. A declaração foi realizada na última terça-feira (08), durante uma entrevista ao programa “A Voz do Brasil”. 

Lorenzoni exalta que o Brasil gerou mais de 2,7 milhões de vagas de empregos formais em 2021, mas o país ainda tem cerca de 40 milhões de pessoas atuando na informalidade. Além disso, há 7,8 milhões de brasileiros no grupo Nem Nem, aqueles que não estudam e nem trabalham. 

“Muitas vezes para que uma pessoa possa ter sucesso, prosperar na vida, ela precisa que se abra uma porta. E é disso que se trata o Programa de Serviço Civil Voluntário. As pessoas trabalham por meio turno cumprindo alguma tarefa, enquanto no turno inverso elas têm a obrigatoriedade de fazer um curso de capacitação por semestre”, esclareceu.

O Programa de Serviço Civil Voluntário terá um período mínimo de um ano. Neste tempo, o beneficiário deverá cumprir uma série de tarefas definidas em edital pelas prefeituras e será inscrito em um dos 200 cursos de capacitação gratuitos, que são oferecidos pelo Sistema S. 

O valor do benefício será definido pela prefeitura, de acordo com a função exercida, em que prestará serviço, além de receber uma ajuda de custo do auxílio transporte. 

O ministro explica que o Programa de Serviço Civil Voluntário terá dois focos distintos. O primeiro será destinado para jovens de 18 a 29 anos quem tem pouca ou nenhuma experiência de trabalho e não possuem nenhuma qualificação profissional. Lorenzoni diz que “a ideia é poder construir uma rampa de ascensão social”. 

“Esse jovem pode caminhar para outro nível, tanto de empregabilidade quanto de renda para a família dele”, complementou.

O segundo grupo é formado por adultos acima de 50 anos que já têm experiência profissional, mas que por algum motivo estão fora do mercado de trabalho. 

O programa visa beneficiar prioritariamente pessoas que recebem o Auxílio Brasil e que já têm o cadastro único (CadÚnico) do governo federal para programas sociais. Mas todos os solicitantes serão beneficiados de acordo com a oferta de vagas na cidade, explicou Onyx Lorenzoni.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.