MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Motoristas paulistas devem renovar CNH até o final de abril; Saiba como regularizar

Depois de dois anos parado, quem renovar a CNH e trabalhe com veículos deve realizar o exame toxicológico

victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 31/03/2022, às 09h57

CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
CNH (Carteira Nacional de Habilitação) - Divulgação
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Quem mora no estado de São Paulo e teve a habilitação vencida entre os meses de novembro e dezembro de 2020 e não renovou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), deve regularizar sua situação até o dia 30 de abril. Cerca de 184 mil pessoas se encontram nesta situação. A informação foi divulgada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran) de São Paulo. 

Há opção de regularizar o documento, ou seja, a renovação de forma digital. Para isso, basta entrar no portal do Detran/SP, Poupatempo ou instalar o aplicativo do Poupatempo digital. Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento.

Caso a pessoa opte por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento no portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br).

Já os motoristas que não regularizaram a CNH vencida entre os meses de setembro e outubro de 2020 tem só até amanhã (30) para ficar em dia.

O motorista que precisa renovar sua CNH e que pertence às categorias C, D ou E precisará marcar um exame toxicológico. Desde o dia 1º de janeiro de 2022, o exame voltou a ser obrigatório no Brasil.

Quem conduz um veículo que exija habilitação nas categorias C, D ou E sem realizar o exame toxicológico comete uma infração gravíssima e está sujeito ao pagamento de uma multa de R$ 1.467,35, além da suspensão do direito de dirigir por três meses.

Se o motorista não renovar o documento dentro do prazo e for pego em uma fiscalização, ele pode perder pontos na carteira e pagar multa. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir com a CNH vencida é uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.

*com informações da Agência Brasil 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Comentários

Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.