MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Museu da Polícia Civil de São Paulo é reaberto; Saiba como visitar o espaço

O acervo do Museu da Polícia Civil de São Paulo conta com drogas, insumos, simulacros de armas e outros objetos utilizados por criminosos e apreendidos durante as investigações policiais. Saiba mais

Museu da Polícia Civil de São Paulo: drogas apreendidas pela PCSP
Museu da Polícia Civil de São Paulo: drogas apreendidas pela PCSP - Divulgação/Denarc

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 15/06/2022, às 15h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Após 10 anos desativado, o Museu da Polícia Civil de São Paulo foi reaberto, conforme anúncio feito hoje (15) pelo governador Rodrigo Garcia. Com acervo relacionado à temática de prevenção e combate às drogas, o espaço tem o nome do delegado precursor da prevenção primária na PCSP: Museu Nestor Sampaio Penteado.

O acervo conta com drogas, insumos, simulacros de armas e outros objetos utilizados por criminosos e apreendidos durante as investigações policiais. Extintor de incêncio, aeromodelo, bicicleta, televisão e bota são alguns dos itens confiscados pelas equipes das delegacias de repressão ao narcotráfico e expostos no local.

museu policia civil sp
Objetos expostos no museu

Além de mostrar peças, os meios e o métodos utilizados pelos traficantes, o Museu da Polícia Civil conta com um espaço cultural para pesquisa e informações sobre as drogas. O acervo está dividido em dois temas: 1-o mundo da prevenção ao abuso da drogas e 2-o mundo do usuário e o tráfico de drogas.

O primeiro previne sobre as drogas lícitas e ilícitas, que são apresentadas em módulos, com as substâncias químicas acondicionadas em estantes por categorias, tipos, características e formas de uso. A segunda abordagem mostra a criatividade de usuários e traficantes para trazerem consigo, transportar ou vender as drogas em sociedade.

+Mega-Sena pode pagar R$ 52 milhões hoje (15); Saiba como aumentar as suas chances

Como agendar a visita?

O Museu da Polícia Civil de SP, comandado pela Divisão de Prevenção e Educação (DIPE), tem um dos maiores acervos sobre drogas do país e, ao longo de 30 anos de existência, já foi visitado por mais de 100 mil pessoas, sendo referência em pesquisa relacionada à temática.

Por enquanto, a visitação é possível mediante agendamento em grupos, por meio de escolas, empresa ou entidades de qualquer natureza. O prédio que abriga o museu está localizado próximo à estação Armênia do Metrô (linha azul), mais especificamente na rua Rodolfo Miranda, 636, no bairro Bom Retiro. Para visitar, é preciso preencher um formulário online, disponível no site dipe.sili.com.br/. A página também permite a visita virtual.

+Viagem mais cara? Despacho gratuito de bagagens em voos é vetado por Bolsonaro

Modernização da PCSP

Além da reabertura do Museu da Polícia Civil, o Governo de São Paulo também anunciou investimento superior a R$ 110 milhões para modernizar a PCSP. O recurso será utilizado para:

  • reforma dos distritos policiais;
  • aquisição de 12,5 mil pistolas calibre 9 mm;
  • compra de 250 carabinas calibre .556;
  • obtenção de 4,4 mil novos coletes balíticos; e
  • 31,3 mil distintivos.

Todo o armamento está sendo embarcado nos EUA e em Israel, com previsão de chegada a São Paulo no final de junho.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.