O aumento alarmante nos índices de suicídio no Brasil tem preocupado especialistas e chamado a atenção para a importância de prevenir o suicídio. Veja como ajudar
O aumento alarmante nos índices de suicídio no Brasil tem preocupado especialistas e chamado a atenção para a importância de ações de prevenção e conscientização sobre o tema. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o país registrou um crescimento de 11,8% no número de suicídios em 2022 em comparação ao ano anterior, totalizando 16.262 casos. Por isso, é preciso saber identificar os sinais e como prevenir o suicídio.
A pandemia de covid-19 desempenhou um papel significativo nesse aumento, exacerbando fatores de risco para a saúde mental, como:
Especialistas destacam que o enfrentamento do problema exige uma articulação entre diversos setores, quebrando o tabu e tratando o tema com seriedade.
O aumento de casos de suicídio no Brasil tem sido mais expressivo em faixas etárias mais jovens, e o país está na contramão do restante do mundo, que vem experimentando uma redução nos números. Determinantes sociais, como desemprego, baixa escolaridade e violência, contribuem para esse cenário, segundo Rossano Cabral Lima, do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
LEIA TAMBÉM
O estado de Rondônia se destaca com a taxa de 20,7 suicídios por 100 mil habitantes, mais que o dobro da média nacional. O psiquiatra Humberto Müller, integrante da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina de Rondônia, enfatiza que medidas de saúde pública devem ser aplicadas para lidar com o problema, como o aumento da oferta de profissionais de saúde mental e serviços médicos ambulatoriais.
+Prefeitura de SP abre 2 mil vagas de emprego para mães de alunos
A campanha Setembro Amarelo está próxima e tem o objetivo de conscientizar a população sobre os sinais de alerta do suicídio. Alguns indícios incluem:
+Calendário do Bolsa Família de agosto é ATUALIZADO. Veja datas
Entre os profissionais que tratam de saúde mental e instituições especialistas em prevenção ao suicídio, é unânime a ideia de procurar (ou orientar) ajuda específica sempre que sentir necessidade de acolhimento (ou perceber que alguém precisa). Aqui alguns canais para receber atenção e auxílio:
A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta a importância da mídia na prevenção do suicídio, destacando a necessidade de uma cobertura responsável e ética sobre o assunto, evitando detalhes sensacionalistas que possam incentivar o chamado efeito contágio.
A luta contra o suicídio exige um esforço conjunto da sociedade, instituições e poder público. Romper o tabu, oferecer apoio emocional e ampliar o acesso a profissionais de saúde mental são medidas essenciais para a prevenção e o enfrentamento desse grave problema de saúde pública. Afinal, prevenir é cuidar da vida.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.