MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Não recebeu a restituição do Imposto de Renda? Saiba como sacar o dinheiro

A restituição do Imposto de Renda de 2023 foi realizada pela Receita Federal em cinco lotes, mas quem não recebeu ainda tem como ter acesso ao dinheiro devolvido pelo Fisco

Pessoa segura várias notas de cinquenta reais
Pessoa segura várias notas de cinquenta reais - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 12/11/2023, às 22h15

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A restituição do Imposto de Renda de 2023 já foi realizada pela Receita Federal em cinco lotes, sendo que o último foi disponibilizado aos contribuintes em 29 de setembro. O depósito foi feito na conta bancária informada no ato da declaração, mas quem não recebeu ainda tem como ter acesso ao dinheiro.

Para saber se você foi beneficiado com a devolução do imposto pago a maior em 2022 (ano-base para as declarações deste ano), é preciso acessar o aplicativo "Meu Imposto de Renda" ou a página da Receita na internet: www.gov.br/receitafederal. Na sequência, basta clicar em "Meu Imposto de Renda" e, logo depois, em "Consultar a Restituição".

A grana pode ser resgatada por quem não caiu na malha fina ou caiu, mas regularizou a pendência com o Fisco, seja retificando as informações repassadas ou comprovando com documentos o que alegou e foi refutado pelo governo federal. Segundo a Receita, mais de 1,3 milhão de declarações foram retidas em malha fina.

Esse montante corresponde a 3,1% do total de declarações recebidas em 2023, percentual maior do que o registrado no ano passado, quando 2,7% dos contribuintes que declararam caíram na malha fina.

+Sabe o que é estresse térmico? Confira como preservar a saúde em dias de calor

Malha fina: principais motivos

Confira abaixo quais foram os principais motivos que levaram à malha fina neste ano, de acordo com a RF:

  • as deduções com despesas médicas representaram 58,1% das retenções;
  • omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados foi o segundo motivo (27,6%);
  • divergências dos valores de IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) entre o que foi informado e o que foi declarado por pessoas físicas (10%); e
  • deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência entre os valores declarados de carnê-leão e imposto complementar e os valores efetivamente recolhidos (4,3%).

+Polícia Federal identifica suspeitos de vazar prova do Enem 2023

Não recebi a restituição do IR e agora?

Quem caiu na malha fina e, por isso, não recebeu a restituição do imposto de renda pode entrar no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal) > "Onde encontro”> “Malha Fiscal – Atendimento” para resolver a situação com o Fisco.

Quem não caiu na malha fina, mas deixou de receber porque a conta bancária indicada na hora da declaração foi desativada ou estava errada, por exemplo, pode resgatar o valor da restituição diretamente com o Banco do Brasil. Nesse caso, é preciso reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB.

Alternativamente, também há a opção de ligar para a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). O crédito ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.