MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Nos EUA, Lula diz que Brasil tinha um presidente “que começava e terminava o dia com fake news”

Lula comentou que é fundamental preservar a Amazônia e propôs uma aliança para lidar com as mudanças climáticas

Nos EUA, Lula diz que Brasil tinha um presidente “que começava e terminava o dia com fake news”
Ricardo Stuckert/PR
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 10/02/2023, às 22h13

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em viagem diplomática nos Estados Unidos. Nesta sexta-feira (10), ele se encontrou com o presidente americano Joe Biden. O brasileiro agradeceu o rápido apoio do democrata após a constatação da vitória eleitoral de Lula. O petista relatou que vai trabalhar para recolocar o Brasil na nova geopolítica mundial, visto que o país ficou fora do cenário nos últimos quatro anos. 

"O senhor sabe que o Brasil ficou quatro anos se automarginalizando. Um presidente que não gostava de ter relações com nenhum país", disse. Sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula afirmou que "seu mundo [Bolsonaro] começava e terminava com fake news". 

Em resposta, Biden confidenciou a Lula que a situação brasileira lhe "soa familiar", em referência ao ex-presidente norte-americano Donald Trump.

+Preço do litro da gasolina volta a cair nesta semana, aponta ANP

Biden abre a conversa no Salão Oval

Ao receber Lula no Salão Oval da Casa Branca, Joe Biden ressaltou que "as duas nações são democracias fortes que foram duramente testadas e prevaleceram". O presidente americano mencionou os "atos de vandalismo" nos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021 e em Brasília, no dia 8 de janeiro deste ano.

A mudança climática foi identificada pelos dois presidentes como um dos principais desafios a serem enfrentados. Biden argumentou que "nossos valores compartilhados e fortes laços entre nossos povos tornam o Brasil e os Estados Unidos parceiros naturais para enfrentarem os grandes desafios atuais, globais, mas especialmente a mudança climática".

+Governo federal apresenta proposta para criação de cozinhas solidárias com alimentação gratuita

Lula destaca necessidade de preservação da Amazônia

O presidente Lula também enfatizou a importância da preservação da Amazônia e propôs uma aliança para lidar com as mudanças climáticas. "Cuidar da Amazônia é cuidar do planeta Terra. É cuidar da nossa sobrevivência. Temos a obrigação de deixar para nossos filhos e netos um mundo melhor do que o que recebemos", afirmou.

Lula acredita que é necessário estabelecer "uma nova conversa para construir uma governança mundial mais forte", pois, segundo ele, a questão climática só será resolvida com uma governança global forte que tome decisões obrigatórias para todos os países.

Na manhã desta data, Lula se reuniu com parlamentares do Partido Democrata. Em suas redes sociais, o presidente relatou que discutiram "programas sociais desenvolvidos no Brasil, a preocupação com o meio ambiente e o futuro do mundo, e o enfrentamento à extrema-direita e fake news nas redes sociais".

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.