MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Nova interrupção de energia deixa centro de São Paulo às escuras

Alguns moradores estão sem eletricidade por vários dias consecutivos em São Paulo. Em alguns casos, a energia retornou apenas brevemente

Falta de energia em São Paulo também afetou estabelecimentos comerciais
Falta de energia em São Paulo também afetou estabelecimentos comerciais - Canva/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 20/03/2024, às 16h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Enquanto a luz do sol assumia as ruas, o interior de muitos lares e estabelecimentos na região central de São Paulo permaneceu no escuro, causando frustração e prejuízos para os moradores e comerciantes afetados. Após o apagão de segunda-feira, que persistiu até terça-feira, uma nova interrupção de energia atingiu os bairros da Santa Cecília, Vila Buarque, Consolação e Higienópolis nesta quarta-feira (20).

Relatos vindos dessas áreas descrevem uma situação desafiadora, com alguns moradores lidando com a falta de eletricidade por vários dias consecutivos. Em alguns casos, a energia retornou apenas brevemente, deixando muitos ainda às escuras.

O zelador de um condomínio na Consolação, compartilhou preocupação com a situação: "Muito morador já perdeu alimento. Aqui temos uma senhora de 100 anos que usa uma máquina para se alimentar, essa máquina tem uma bateria interna com uma autonomia de 12 horas. Imagina se a energia não volta, teremos que procurar alternativas".

Falta de energia em São Paulo também afetou estabelecimentos comerciais 

A Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia, afirmou que está investigando a causa da nova interrupção e que está trabalhando para resolver o problema. No entanto, para muitos moradores e comerciantes, os prejuízos causados por esse apagão prolongado já são evidentes.

Para a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, na Vila Buarque, a falta de energia resultou em três dias consecutivos sem aulas presenciais, obrigando a instituição a remanejar suas atividades para o ambiente online.

Enquanto isso, comerciantes contabilizam prejuízos: “Só em sorvete o prejuízo foi de R$ 2.500. Tem o iogurte também lá atrás, que pode jogar fora já. Não tem como, ninguém troca, não tem como aproveitar, amoleceu, palito soltou, já era.”

Início dos problemas

O blackout que afetou o Centro de São Paulo começou precisamente na manhã de segunda-feira (18), por volta das 10h30, afetando parcialmente pelo menos cinco bairros da região. De acordo com diretores da Enel, pelo menos 35 mil usuários da rede elétrica foram impactados. A falta de luz deixou residências, estabelecimentos comerciais e três hospitais sem energia.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.